A EDUCAÇÃO BRASILEIRA NA CONTEMPORANEIDADE, ENQUANTO DIREITO UNIVERSAL, A PARTIR DE UM ENCONTRO ENTRE PAULO FREIRE, ZYGMUNT BAUMAN E JOSÉ MORAN
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.75885Mots-clés :
Educação Brasileira; Modernidade Líquida; Tecnologia; Direito Universal.Résumé
A educação é um direito universal e, como tal, carece ser respeitado, acompanhado e, comumente, avaliado enquanto premissa de equidade em acesso e permanência na escola. Isto posto, este artigo tem o objetivo de considerar os postulados de Paulo Freire, de Zygmunt Bauman e de José Moran, visando a equiparar suas possíveis reflexões acerca dos atuais desafios da educação enquanto direito universal. Assim, com base nos princípios qualitativos, elaboramos uma pesquisa bibliográfica, cujas principais informações foram coletadas a partir de obras desses autores. Consideramos o contexto de um espaço-tempo fluido e berço de uma sociedade com inegáveis realidades tecnológicas, que permitem obter informações e oportunidades para o mundo do trabalho e que demandam a reinvenção e humanização da sala de aula para pensarmos na utopia do direito universal à educação de qualidade.
Téléchargements
Références
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BAUMAN, Zygmunt. Tempos Líquidos. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
BAUMAN, Zygmunt; LEONCINI, Thomas. Nascidos em tempos líquidos. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2021] Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 12 jun. 2021.
FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GARCIA, Regina Leite; ESTEBAN, Maria Teresa; SERPA, Andrea. (Org.). Saberes cotidianos em diálogo. Petrópolis: DP et Alii, 2015.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4ª ed. São Paulo, SP: Atlas, 2008.
LEITE, Francisco Tarciso. Metodologia científica: métodos e técnicas de pesquisa. Aparecida-SP: Ideias & Letras, 2008.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.); DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. Série Manuais Acadêmicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.
MORAN, José. Autonomia e colaboração em um mundo digital. Revista Educatrix, [s. l.] n. 7, 2014. Editora Moderna, p. 52-37. 2014b. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/autonomia.pdf. Acesso em: 20 jun. 2021.
MORAN, José. Mudanças necessárias na educação, hoje. 2014a. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudan%C3%A7as.pdf. Acesso em: 19 jun. 2021.
MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, Lilian; MORAN, José (Org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 02-25.
MORAN, José. Educação Híbrida: Um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, L.; NETO, A. T.; TREVISANI, F. DE M. (Org.). Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre, RS: Penso, 2015, p. 27-45.
ONU. Organização das Nações Unidas. Declaração Universal dos Direitos Humanos. 1948. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000139423?posInSet=1&queryId=b8fa9953-ff03-4a6b-94aa-aad90ec2657d. Acesso em: 12 jun. 2021.
SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. A Pesquisa Científica. In: GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Universidade Aberta do Brasil (UAB/UFRGS). Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural (SEAD/UFRGS). Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Declaração Mundial sobre Educação para Todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem. 1990. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000086291_por. Acesso em: 12 jun. 2021.
VALENTE, José Armando. Mudanças na sociedade, mudanças na Educação: o fazer e o compreender. In: VALENTE, José Armando et al. (Org.). O computador na sociedade do conhecimento. Coleção Informática para a Mudança na Educação. Ministério da Educação. Campinas: Unicamp/NIED, v. 6, 1999, p. 31-44.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.