DA UTILIZAÇÃO DO CIBERESPAÇO DIGITAL PARA CONSTRUÇÃO DE METODOLOGIA DE PESQUISA EM ARTE-EDUCAÇÃO, MEDIAÇÃO CULTURAL E EDUCAÇÃO MUSEAL

Autores

  • Gabriela Maete Turetta Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, Pernambuco, Brasil, maiteturetta1@gmail.com https://orcid.org/0009-0000-7248-3679
  • Mauricio Antunes Tavares Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), Recife, Pernambuco, Brasil, mauricio.antunes@fundaj.gov.br https://orcid.org/0000-0001-7022-0402
  • Joana D'Arc Sousa Lima Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil, joana.daslima@ufpe.br https://orcid.org/0000-0002-3338-7972

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76337

Palavras-chave:

Arte-Educação; Educação Museal; Ciberespaço; Metodologias Participativas.

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre a utilização do ciberespaço na construção de metodologias de pesquisa em Arte-Educação, Mediação Cultural e Educação museal, tomando como foco de análise uma experiência realizada durante a pandemia de Covid 19 para o desenvolvimento de dissertação de mestrado. Com base nos princípios metodológicos da pesquisa participante, a ação propiciou a construção de laboratórios colaborativos a partir das plataformas Blogger e Instagram, privilegiando a atuação dos participantes na proposição de ações educativas e na troca de conhecimentos entre si. A análise evidenciou que as criações dos participantes no ciberespaço inserem-se como exercício de reflexão educacional sobre as artes e culturas, diferenciando-se de conteúdos de comunicação e marketing visual que comumente são encontrados nos ambientes virtuais das instituições culturais.

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Biografia do Autor

Gabriela Maete Turetta, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, Pernambuco, Brasil, maiteturetta1@gmail.com

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, culturas e identidades (UFRPE-FUNDAJ). Especialista em Museus, identidades e comunidades pela FUNDAJ.  Graduada em História pela Universidade Federal de São Paulo. Atua como mediadora cultural, educadora museal e arte-educadora.

Mauricio Antunes Tavares, Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), Recife, Pernambuco, Brasil, mauricio.antunes@fundaj.gov.br

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (Ufpe). Pesquisador Titular da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Docente do Programa Associado (Fundaj-UFRPE) de Pós-graduação em Educação, culturas e identidades (PPGECI).

Joana D'Arc Sousa Lima, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil, joana.daslima@ufpe.br

Pós-Doutora em História pela USP e UFPE. Docente no Departamento de Artes Visuais no Centro de Artes e Comunicação da UFPE. Líder do Grupo de Pesquisa Djumbai - Arte e patrimônio cultural africano e afrodiaspóricos.Contemplada com o Prêmio Rumos Educação Cultura e Arte (edição 2008/2010), e com o Prêmio Funarte de Incentivo à Produção Crítica (2010), nos últimos anos vem atuando profissionalmente entre a educação e a cultura, como docente no ensino superior, consultora, pesquisadora, curadora de exposições e editora de produtos pedagógicos-culturais tais como cd-roms, vídeos, catálogos, livros e exposições de artes.

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Publicado

2024-05-15

Como Citar

TURETTA, G. M.; TAVARES, M. A.; LIMA, J. D. S. DA UTILIZAÇÃO DO CIBERESPAÇO DIGITAL PARA CONSTRUÇÃO DE METODOLOGIA DE PESQUISA EM ARTE-EDUCAÇÃO, MEDIAÇÃO CULTURAL E EDUCAÇÃO MUSEAL. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 1, p. 364–379, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i1.76337. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/76337. Acesso em: 26 jun. 2024.