DA UTILIZAÇÃO DO CIBERESPAÇO DIGITAL PARA CONSTRUÇÃO DE METODOLOGIA DE PESQUISA EM ARTE-EDUCAÇÃO, MEDIAÇÃO CULTURAL E EDUCAÇÃO MUSEAL
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76337Mots-clés :
Arte-Educação; Educação Museal; Ciberespaço; Metodologias Participativas.Résumé
Este artigo objetiva refletir sobre a utilização do ciberespaço na construção de metodologias de pesquisa em Arte-Educação, Mediação Cultural e Educação museal, tomando como foco de análise uma experiência realizada durante a pandemia de Covid 19 para o desenvolvimento de dissertação de mestrado. Com base nos princípios metodológicos da pesquisa participante, a ação propiciou a construção de laboratórios colaborativos a partir das plataformas Blogger e Instagram, privilegiando a atuação dos participantes na proposição de ações educativas e na troca de conhecimentos entre si. A análise evidenciou que as criações dos participantes no ciberespaço inserem-se como exercício de reflexão educacional sobre as artes e culturas, diferenciando-se de conteúdos de comunicação e marketing visual que comumente são encontrados nos ambientes virtuais das instituições culturais.Téléchargements
Références
BARBOSA, A. M. (Org.). Arte/Educação Contemporânea, Consonâncias Internacionais. São Paulo: Cortez, 2005.
DELORY-MOMBERGER, C. A pesquisa biográfica ou a construção compartilhada de um saber do singular. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 133–147, 2016. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2016.v1.n1.p133-147. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2526. Acesso em: 21 mar. 2024.
FOUCAULT, M. O corpo utópico, as heterotopias. Posfácio Daniel Defert.
Tradução Salma Tannus Muchail. São Paulo: n-1 Edições, 2013.
GUATTARI, F.; ROLNIK, S. Micropolítica: cartografias do desejo. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1996.
HOFF, M. Como (no) repensar los museos em tiempos tan impressionantes. In: III CONGRESSO INTERNACIONAL LOS MUSEOS EM LA EDUCACIÓN. Repensar los Museos. Publicación del Área de Educación Museo Nacional Thyssen-Bornemisza EDUCATHYSSEN, 2016. Anais [...], Museo Nacional Thyssen: Bornemisza, 2016. p. 92-99.
LEVY, P. O que é o virtual. São Paulo: Editora 34, 1996.
MACHADO, J. Mediando-nos, [s. l.], 2020. Mediação do autor. Disponível em: https://mediando-nos.blogspot.com/2020/06/le-monde-vomissant-o-mundo-vomitante.html. Acesso em: 23 mar. 2024.
MEDIANDO_NOS. Página do Instagram. 2020b. Disponível em: https://www.instagram.com/medindo_nos/. Acesso em: 14 maio 2024.
MEDIANDO-NOS. Laboratório na plataforma Blogger, [s. l.], 2020a. Meta(o)dologia 6 – Monumentos que façam sentido. Disponível em: https://mediando-nos.blogspot.com/2020/07/monumento-ao-foda-se-2010-kendell-geers.html. Acesso em: 21 mar. 2024.
MONTEIRO, S. D. O ciberespaço: o termo, a definição e o conceito. DataGramaZero, Porto Alegre, v. 8, n. 3, p. 1-18, 2007. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/6089. Acesso em: 01 set. 2022.
ORFORD LANGUAGES. Google. Digital. [S. l.], 2024. Disponível em: https://www.google.com/search?client=opera-gx&q=digital&sourceid=opera&ie=UTF-8&oe=UTF-8. Acesso em: 30 mar. 2024.
PASSOS, N. Mediando-nos, [S. l.], 2020. Mediação da autora. Disponível em: https://mediando-nos.blogspot.com/2020/07/serie-juventude-negra-e-sua-realidade.html. Acesso em: 23 mar. 2024.
PANORAMA CRYPTO. Tokens não fungíveis (NFTs) podem ser futuro das obras de arte. [S. l.], 2020. Disponível em: https://panoramacrypto.transfero.com/o-que-sao-tokens-nao-fungiveis-e-como-eles-podem-pegar-carona-no-defi/. Acesso em: 21 mar. 2024.
REZENDE, D. Mediando-nos, [S. l.], 2020. Mediação da autora. Disponível em: https://mediando-nos.blogspot.com/2020/06/voce-me-da-sua-palavra1994-elida.html. Acesso em: 23 mar. 2024.
TURETTA, G. M. Na construção dos modos de fazer: processos metodológicos de educadores(as) de museus e exposições de arte. 2023. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Culturas e Identidades) – Fundação Joaquim Nabuco, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023. Disponível em: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9024. Acesso em: 03 mar. 2024.
VERGARA, L. G. Curadoria Educativa: Percepção Imaginativa/Consciência do Olhar. In: FUNDAÇÃO Bienal do Mercosul. Caderno de Medição. Porto Alegre: Fundação Bienal do Mercosul, 2011, p. 57-60.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.