DA UTILIZAÇÃO DO CIBERESPAÇO DIGITAL PARA CONSTRUÇÃO DE METODOLOGIA DE PESQUISA EM ARTE-EDUCAÇÃO, MEDIAÇÃO CULTURAL E EDUCAÇÃO MUSEAL

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76337

Mots-clés :

Arte-Educação; Educação Museal; Ciberespaço; Metodologias Participativas.

Résumé

Este artigo objetiva refletir sobre a utilização do ciberespaço na construção de metodologias de pesquisa em Arte-Educação, Mediação Cultural e Educação museal, tomando como foco de análise uma experiência realizada durante a pandemia de Covid 19 para o desenvolvimento de dissertação de mestrado. Com base nos princípios metodológicos da pesquisa participante, a ação propiciou a construção de laboratórios colaborativos a partir das plataformas Blogger e Instagram, privilegiando a atuação dos participantes na proposição de ações educativas e na troca de conhecimentos entre si. A análise evidenciou que as criações dos participantes no ciberespaço inserem-se como exercício de reflexão educacional sobre as artes e culturas, diferenciando-se de conteúdos de comunicação e marketing visual que comumente são encontrados nos ambientes virtuais das instituições culturais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Gabriela Maete Turetta, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, Pernambuco, Brasil, maiteturetta1@gmail.com

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, culturas e identidades (UFRPE-FUNDAJ). Especialista em Museus, identidades e comunidades pela FUNDAJ.  Graduada em História pela Universidade Federal de São Paulo. Atua como mediadora cultural, educadora museal e arte-educadora.

Mauricio Antunes Tavares, Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), Recife, Pernambuco, Brasil, mauricio.antunes@fundaj.gov.br

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (Ufpe). Pesquisador Titular da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Docente do Programa Associado (Fundaj-UFRPE) de Pós-graduação em Educação, culturas e identidades (PPGECI).

Joana D'Arc Sousa Lima, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil, joana.daslima@ufpe.br

Pós-Doutora em História pela USP e UFPE. Docente no Departamento de Artes Visuais no Centro de Artes e Comunicação da UFPE. Líder do Grupo de Pesquisa Djumbai - Arte e patrimônio cultural africano e afrodiaspóricos.Contemplada com o Prêmio Rumos Educação Cultura e Arte (edição 2008/2010), e com o Prêmio Funarte de Incentivo à Produção Crítica (2010), nos últimos anos vem atuando profissionalmente entre a educação e a cultura, como docente no ensino superior, consultora, pesquisadora, curadora de exposições e editora de produtos pedagógicos-culturais tais como cd-roms, vídeos, catálogos, livros e exposições de artes.

Références

BARBOSA, A. M. (Org.). Arte/Educação Contemporânea, Consonâncias Internacionais. São Paulo: Cortez, 2005.

DELORY-MOMBERGER, C. A pesquisa biográfica ou a construção compartilhada de um saber do singular. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 133–147, 2016. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2016.v1.n1.p133-147. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2526. Acesso em: 21 mar. 2024.

FOUCAULT, M. O corpo utópico, as heterotopias. Posfácio Daniel Defert.

Tradução Salma Tannus Muchail. São Paulo: n-1 Edições, 2013.

GUATTARI, F.; ROLNIK, S. Micropolítica: cartografias do desejo. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1996.

HOFF, M. Como (no) repensar los museos em tiempos tan impressionantes. In: III CONGRESSO INTERNACIONAL LOS MUSEOS EM LA EDUCACIÓN. Repensar los Museos. Publicación del Área de Educación Museo Nacional Thyssen-Bornemisza EDUCATHYSSEN, 2016. Anais [...], Museo Nacional Thyssen: Bornemisza, 2016. p. 92-99.

LEVY, P. O que é o virtual. São Paulo: Editora 34, 1996.

MACHADO, J. Mediando-nos, [s. l.], 2020. Mediação do autor. Disponível em: https://mediando-nos.blogspot.com/2020/06/le-monde-vomissant-o-mundo-vomitante.html. Acesso em: 23 mar. 2024.

MEDIANDO_NOS. Página do Instagram. 2020b. Disponível em: https://www.instagram.com/medindo_nos/. Acesso em: 14 maio 2024.

MEDIANDO-NOS. Laboratório na plataforma Blogger, [s. l.], 2020a. Meta(o)dologia 6 – Monumentos que façam sentido. Disponível em: https://mediando-nos.blogspot.com/2020/07/monumento-ao-foda-se-2010-kendell-geers.html. Acesso em: 21 mar. 2024.

MONTEIRO, S. D. O ciberespaço: o termo, a definição e o conceito. DataGramaZero, Porto Alegre, v. 8, n. 3, p. 1-18, 2007. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/6089. Acesso em: 01 set. 2022.

ORFORD LANGUAGES. Google. Digital. [S. l.], 2024. Disponível em: https://www.google.com/search?client=opera-gx&q=digital&sourceid=opera&ie=UTF-8&oe=UTF-8. Acesso em: 30 mar. 2024.

PASSOS, N. Mediando-nos, [S. l.], 2020. Mediação da autora. Disponível em: https://mediando-nos.blogspot.com/2020/07/serie-juventude-negra-e-sua-realidade.html. Acesso em: 23 mar. 2024.

PANORAMA CRYPTO. Tokens não fungíveis (NFTs) podem ser futuro das obras de arte. [S. l.], 2020. Disponível em: https://panoramacrypto.transfero.com/o-que-sao-tokens-nao-fungiveis-e-como-eles-podem-pegar-carona-no-defi/. Acesso em: 21 mar. 2024.

REZENDE, D. Mediando-nos, [S. l.], 2020. Mediação da autora. Disponível em: https://mediando-nos.blogspot.com/2020/06/voce-me-da-sua-palavra1994-elida.html. Acesso em: 23 mar. 2024.

TURETTA, G. M. Na construção dos modos de fazer: processos metodológicos de educadores(as) de museus e exposições de arte. 2023. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Culturas e Identidades) – Fundação Joaquim Nabuco, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023. Disponível em: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9024. Acesso em: 03 mar. 2024.

VERGARA, L. G. Curadoria Educativa: Percepção Imaginativa/Consciência do Olhar. In: FUNDAÇÃO Bienal do Mercosul. Caderno de Medição. Porto Alegre: Fundação Bienal do Mercosul, 2011, p. 57-60.

Téléchargements

Publié-e

2024-05-15

Comment citer

TURETTA, G. M.; TAVARES, M. A.; LIMA, J. D. S. DA UTILIZAÇÃO DO CIBERESPAÇO DIGITAL PARA CONSTRUÇÃO DE METODOLOGIA DE PESQUISA EM ARTE-EDUCAÇÃO, MEDIAÇÃO CULTURAL E EDUCAÇÃO MUSEAL. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 1, p. 364–379, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i1.76337. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/76337. Acesso em: 21 nov. 2024.