EL USO DEL CIBERESPACIO DIGITAL PARA LA CONSTRUCCIÓN DE METODOLOGÍAS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76337Palabras clave:
Educación Artística; Educación en Museos; Ciberespacio; Metodologías Participativas.Resumen
Este artículo tiene como objetivo reflexionar acerca del uso del ciberespacio en la construcción de metodologías de investigación en Educación Artística, Mediación Cultural y Educación en Museos, teniendo como foco de análisis una experiencia realizada durante la pandemia del Covid 19 para el desarrollo de una tesis de maestría. Basada en los principios metodológicos de la investigación participativa, la acción condujo a la construcción de laboratorios colaborativos utilizando las plataformas Blogger e Instagram, privilegiando la participación de los participantes en la propuesta de acciones educativas y el intercambio de conocimientos entre ellos. El análisis nos ha mostrado que las creaciones de los participantes en el ciberespacio es un ejercicio de reflexión educativa sobre las artes y culturas, diferenciándose de los contenidos de comunicación y marketing visual que comúnmente se encuentran en los ambientes virtuales de las instituciones culturales.
Descargas
Citas
BARBOSA, A. M. (Org.). Arte/Educação Contemporânea, Consonâncias Internacionais. São Paulo: Cortez, 2005.
DELORY-MOMBERGER, C. A pesquisa biográfica ou a construção compartilhada de um saber do singular. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 133–147, 2016. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2016.v1.n1.p133-147. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2526. Acesso em: 21 mar. 2024.
FOUCAULT, M. O corpo utópico, as heterotopias. Posfácio Daniel Defert.
Tradução Salma Tannus Muchail. São Paulo: n-1 Edições, 2013.
GUATTARI, F.; ROLNIK, S. Micropolítica: cartografias do desejo. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1996.
HOFF, M. Como (no) repensar los museos em tiempos tan impressionantes. In: III CONGRESSO INTERNACIONAL LOS MUSEOS EM LA EDUCACIÓN. Repensar los Museos. Publicación del Área de Educación Museo Nacional Thyssen-Bornemisza EDUCATHYSSEN, 2016. Anais [...], Museo Nacional Thyssen: Bornemisza, 2016. p. 92-99.
LEVY, P. O que é o virtual. São Paulo: Editora 34, 1996.
MACHADO, J. Mediando-nos, [s. l.], 2020. Mediação do autor. Disponível em: https://mediando-nos.blogspot.com/2020/06/le-monde-vomissant-o-mundo-vomitante.html. Acesso em: 23 mar. 2024.
MEDIANDO_NOS. Página do Instagram. 2020b. Disponível em: https://www.instagram.com/medindo_nos/. Acesso em: 14 maio 2024.
MEDIANDO-NOS. Laboratório na plataforma Blogger, [s. l.], 2020a. Meta(o)dologia 6 – Monumentos que façam sentido. Disponível em: https://mediando-nos.blogspot.com/2020/07/monumento-ao-foda-se-2010-kendell-geers.html. Acesso em: 21 mar. 2024.
MONTEIRO, S. D. O ciberespaço: o termo, a definição e o conceito. DataGramaZero, Porto Alegre, v. 8, n. 3, p. 1-18, 2007. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/6089. Acesso em: 01 set. 2022.
ORFORD LANGUAGES. Google. Digital. [S. l.], 2024. Disponível em: https://www.google.com/search?client=opera-gx&q=digital&sourceid=opera&ie=UTF-8&oe=UTF-8. Acesso em: 30 mar. 2024.
PASSOS, N. Mediando-nos, [S. l.], 2020. Mediação da autora. Disponível em: https://mediando-nos.blogspot.com/2020/07/serie-juventude-negra-e-sua-realidade.html. Acesso em: 23 mar. 2024.
PANORAMA CRYPTO. Tokens não fungíveis (NFTs) podem ser futuro das obras de arte. [S. l.], 2020. Disponível em: https://panoramacrypto.transfero.com/o-que-sao-tokens-nao-fungiveis-e-como-eles-podem-pegar-carona-no-defi/. Acesso em: 21 mar. 2024.
REZENDE, D. Mediando-nos, [S. l.], 2020. Mediação da autora. Disponível em: https://mediando-nos.blogspot.com/2020/06/voce-me-da-sua-palavra1994-elida.html. Acesso em: 23 mar. 2024.
TURETTA, G. M. Na construção dos modos de fazer: processos metodológicos de educadores(as) de museus e exposições de arte. 2023. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Culturas e Identidades) – Fundação Joaquim Nabuco, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023. Disponível em: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9024. Acesso em: 03 mar. 2024.
VERGARA, L. G. Curadoria Educativa: Percepção Imaginativa/Consciência do Olhar. In: FUNDAÇÃO Bienal do Mercosul. Caderno de Medição. Porto Alegre: Fundação Bienal do Mercosul, 2011, p. 57-60.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.