PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, IMIGRANTES DIGITAIS E O DESAFIO DO ENSINO REMOTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76107

Palavras-chave:

TDICs; Formação de Professores; Imigrantes Digitais.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar os desafios vivenciados por professoras experientes no retorno ao cotidiano do ensino com as mudanças na organização do ensino e aprendizagem provocados pelo combate à pandemia de Coronavírus. A pesquisa é com abordagem qualitativa, e, para a coleta dos dados, foi enviado formulários de pesquisa (Google Forms) aos professores da Secretaria Municipal da Educação, com o objetivo de conhecer as habilidades que elas possuíam a respeito do uso de computadores. Foi realizada também uma entrevista semiestruturada com seis professoras, com tempos na docência que variam de 22 a 39 anos de experiência, e lecionam em escolas públicas de um município do interior da Bahia. As entrevistas foram realizadas com auxílio do aplicativo WhatsApp durante o ano letivo de 2020, ano em que começou a serem realizadas as atividades docentes de forma remota, com a finalidade de conhecer suas opiniões a respeito das ferramentas utilizadas nas aulas e as dificuldades que elas traziam para o trabalho docente. Por fim, foi possível compreender suas percepções, esperanças e temores sobre a organização da educação, na escola, naquele momento de mudança de metodologias e práticas, bem como saber de que maneira as professoras viam seu futuro em uma educação agora mais tecnológica e dependente de ferramentas que, até então, segundo suas próprias falas, não sabiam que existiam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Melo Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, Bahia, Brasil, lukamelo@gmail.com

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2011) e mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (PPGCEM) (2020). Atualmente é professor - Secretaria Municipal da Educação de Canavieiras (BA) e professor - Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática e no Ensino de Informática Básica.

Maria Elizabete Souza Couto, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, Bahia, Brasil, melizabetesc@gmail.com

Possui graduação em Pedagogia pela Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna / FESPI (1991), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Santa Cruz/Universidade Federal da Bahia - UFBA (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2005). Atualmente é estatutária - professora titular na Universidade Estadual de Santa Cruz, Professora credenciada no programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) e no Programa de pós-Graduação em Formação de Professores da Educação Básica (PPGE).

Referências

ALMEIDA, Patrícia de. Tecnologias digitais em sala de aula: o professor e a reconfiguração do processo educativo. Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 4–21, 2018. DOI: 10.25757/invep.v8i1.124. Disponível em: https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/124 . Acesso em: 21 fev. 2024.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Tecnologias na Educação, formação de Educadores e recursividade entre teoria e prática: trajetória do programa de pós-graduação em educação e currículo. Revista E-Curriculum, São Paulo, v. 1, n. 1, dez./jul. 2005. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/3165. Acesso em: 21 fev. 2024.

BEHAR, Patricia Alejandra. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. Rio Grande do Sul, 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/. Acesso em 20 out. 2022.

BORBA, Marcelo de Carvalho; SILVA, Ricardo Scucuglia Rodrigues da; GADANIDIS, George Gadanidis. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica. 2018.

CARDOSO, A. C. S. Pro-tecnologia: uma abordagem de formação inicial de professores para o uso das tecnologias digitais. Educ. Form., [S. l.], v. 1, n. 3, p. 50–70, 2016. DOI: 10.25053/edufor.v1i3.1890. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/113. Acesso em: 1 maio 2024.

CIBOTTO, R. A. G.; OLIVEIRA, R. M. M. A. TPACK – Conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo: uma revisão teórica. Imagens da Educação, [s.l.], v. 7, n. 2, p. 11-23, 7 jun. 2017. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/34615. Acesso em: 01 maio 2024.

CUNHA, Leonardo Ferreira Farias da; SILVA, Alcineia de Souza; SILVA, Aurênio Pereira da. O ensino remoto no Brasil em tempos de pandemia: diálogos acerca da qualidade e do direito e acesso à educação. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, Brasília, v. 7, n. 3, p. 27-37, ago. 2020. Disponível em:

https://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/924/553. Acesso em: 22 out. 2022.

FERNANDES, Talison Ferreira; LIMA, Ticiana de Sousa; FREITAS, Adriana Crispim. Uso das tecnologias de informação e comunicação como suporte para o Ensino em uma escola de Ensino Fundamental. In: MARTINS, Ernane Rosa (Org.). Informática na educação e suas tecnologias. Ponta Grossa: Atena Editora, 2019. p. 1-15.

FIURINI, Marcia Elizangela; BRITO, Glaucia da Silva. Tecnologia na sala de aula: um caminho a ser construído. In: GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ (Org.). Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_ufpr_cien_pdp_marcia_elizangela_fiurini.pdf. Acesso em: 21 fev. 2024.

KOEHLER, Matthew J.; MISHRA, Punya. Introducing Technological Pedagogical Knowledge. In: AACTE (Eds.). The handbook of technological pedagogical content knowledge for educators. New York, NY: MacMillan. 2008.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2000.

PALFREY, John. GASSER, Urs. Nascidos na era digital: Entendendo a geração de nativos digitais. Porto Alegre: Artmed, 2011.

SHULMAN, Lee S. Knowledge and Teaching Foundations of the New Reform. Harvard Educational Review, Cambridge, v. 57, n. 1, p. 1-22, 1987.

TARDIF, M. O trabalho docente, a pedagogia e o ensino. 7. ed. São Paulo: Vozes, 2001.

VALENTE, José Armando. Diferentes usos do Computador na Educação. Em Aberto, Brasília, ano 12, n. 57, jan./mar., 1993.

Downloads

Publicado

2024-05-15

Como Citar

SANTOS, L. M.; SOUZA COUTO, M. E. PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, IMIGRANTES DIGITAIS E O DESAFIO DO ENSINO REMOTO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 1, p. 414–432, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i1.76107. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/76107. Acesso em: 21 nov. 2024.