PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, IMIGRANTES DIGITAIS E O DESAFIO DO ENSINO REMOTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76107

Palavras-chave:

TDICs; Formação de Professores; Imigrantes Digitais.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar os desafios vivenciados por professoras experientes no retorno ao cotidiano do ensino com as mudanças na organização do ensino e aprendizagem provocados pelo combate à pandemia de Coronavírus. A pesquisa é com abordagem qualitativa, e, para a coleta dos dados, foi enviado formulários de pesquisa (Google Forms) aos professores da Secretaria Municipal da Educação, com o objetivo de conhecer as habilidades que elas possuíam a respeito do uso de computadores. Foi realizada também uma entrevista semiestruturada com seis professoras, com tempos na docência que variam de 22 a 39 anos de experiência, e lecionam em escolas públicas de um município do interior da Bahia. As entrevistas foram realizadas com auxílio do aplicativo WhatsApp durante o ano letivo de 2020, ano em que começou a serem realizadas as atividades docentes de forma remota, com a finalidade de conhecer suas opiniões a respeito das ferramentas utilizadas nas aulas e as dificuldades que elas traziam para o trabalho docente. Por fim, foi possível compreender suas percepções, esperanças e temores sobre a organização da educação, na escola, naquele momento de mudança de metodologias e práticas, bem como saber de que maneira as professoras viam seu futuro em uma educação agora mais tecnológica e dependente de ferramentas que, até então, segundo suas próprias falas, não sabiam que existiam.

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Biografia do Autor

Luciano Melo Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, Bahia, Brasil, lukamelo@gmail.com

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2011) e mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (PPGCEM) (2020). Atualmente é professor - Secretaria Municipal da Educação de Canavieiras (BA) e professor - Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática e no Ensino de Informática Básica.

Maria Elizabete Souza Couto, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, Bahia, Brasil, melizabetesc@gmail.com

Possui graduação em Pedagogia pela Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna / FESPI (1991), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Santa Cruz/Universidade Federal da Bahia - UFBA (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2005). Atualmente é estatutária - professora titular na Universidade Estadual de Santa Cruz, Professora credenciada no programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) e no Programa de pós-Graduação em Formação de Professores da Educação Básica (PPGE).

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Publicado

2024-05-15

Como Citar

SANTOS, L. M.; SOUZA COUTO, M. E. PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, IMIGRANTES DIGITAIS E O DESAFIO DO ENSINO REMOTO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 1, p. 414–432, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i1.76107. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/76107. Acesso em: 22 dez. 2024.