PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, IMIGRANTES DIGITAIS E O DESAFIO DO ENSINO REMOTO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76107Palavras-chave:
TDICs; Formação de Professores; Imigrantes Digitais.Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar os desafios vivenciados por professoras experientes no retorno ao cotidiano do ensino com as mudanças na organização do ensino e aprendizagem provocados pelo combate à pandemia de Coronavírus. A pesquisa é com abordagem qualitativa, e, para a coleta dos dados, foi enviado formulários de pesquisa (Google Forms) aos professores da Secretaria Municipal da Educação, com o objetivo de conhecer as habilidades que elas possuíam a respeito do uso de computadores. Foi realizada também uma entrevista semiestruturada com seis professoras, com tempos na docência que variam de 22 a 39 anos de experiência, e lecionam em escolas públicas de um município do interior da Bahia. As entrevistas foram realizadas com auxílio do aplicativo WhatsApp durante o ano letivo de 2020, ano em que começou a serem realizadas as atividades docentes de forma remota, com a finalidade de conhecer suas opiniões a respeito das ferramentas utilizadas nas aulas e as dificuldades que elas traziam para o trabalho docente. Por fim, foi possível compreender suas percepções, esperanças e temores sobre a organização da educação, na escola, naquele momento de mudança de metodologias e práticas, bem como saber de que maneira as professoras viam seu futuro em uma educação agora mais tecnológica e dependente de ferramentas que, até então, segundo suas próprias falas, não sabiam que existiam.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Patrícia de. Tecnologias digitais em sala de aula: o professor e a reconfiguração do processo educativo. Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 4–21, 2018. DOI: 10.25757/invep.v8i1.124. Disponível em: https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/124 . Acesso em: 21 fev. 2024.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Tecnologias na Educação, formação de Educadores e recursividade entre teoria e prática: trajetória do programa de pós-graduação em educação e currículo. Revista E-Curriculum, São Paulo, v. 1, n. 1, dez./jul. 2005. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/3165. Acesso em: 21 fev. 2024.
BEHAR, Patricia Alejandra. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. Rio Grande do Sul, 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/. Acesso em 20 out. 2022.
BORBA, Marcelo de Carvalho; SILVA, Ricardo Scucuglia Rodrigues da; GADANIDIS, George Gadanidis. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica. 2018.
CARDOSO, A. C. S. Pro-tecnologia: uma abordagem de formação inicial de professores para o uso das tecnologias digitais. Educ. Form., [S. l.], v. 1, n. 3, p. 50–70, 2016. DOI: 10.25053/edufor.v1i3.1890. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/113. Acesso em: 1 maio 2024.
CIBOTTO, R. A. G.; OLIVEIRA, R. M. M. A. TPACK – Conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo: uma revisão teórica. Imagens da Educação, [s.l.], v. 7, n. 2, p. 11-23, 7 jun. 2017. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/34615. Acesso em: 01 maio 2024.
CUNHA, Leonardo Ferreira Farias da; SILVA, Alcineia de Souza; SILVA, Aurênio Pereira da. O ensino remoto no Brasil em tempos de pandemia: diálogos acerca da qualidade e do direito e acesso à educação. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, Brasília, v. 7, n. 3, p. 27-37, ago. 2020. Disponível em:
https://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/924/553. Acesso em: 22 out. 2022.
FERNANDES, Talison Ferreira; LIMA, Ticiana de Sousa; FREITAS, Adriana Crispim. Uso das tecnologias de informação e comunicação como suporte para o Ensino em uma escola de Ensino Fundamental. In: MARTINS, Ernane Rosa (Org.). Informática na educação e suas tecnologias. Ponta Grossa: Atena Editora, 2019. p. 1-15.
FIURINI, Marcia Elizangela; BRITO, Glaucia da Silva. Tecnologia na sala de aula: um caminho a ser construído. In: GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ (Org.). Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_ufpr_cien_pdp_marcia_elizangela_fiurini.pdf. Acesso em: 21 fev. 2024.
KOEHLER, Matthew J.; MISHRA, Punya. Introducing Technological Pedagogical Knowledge. In: AACTE (Eds.). The handbook of technological pedagogical content knowledge for educators. New York, NY: MacMillan. 2008.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2000.
PALFREY, John. GASSER, Urs. Nascidos na era digital: Entendendo a geração de nativos digitais. Porto Alegre: Artmed, 2011.
SHULMAN, Lee S. Knowledge and Teaching Foundations of the New Reform. Harvard Educational Review, Cambridge, v. 57, n. 1, p. 1-22, 1987.
TARDIF, M. O trabalho docente, a pedagogia e o ensino. 7. ed. São Paulo: Vozes, 2001.
VALENTE, José Armando. Diferentes usos do Computador na Educação. Em Aberto, Brasília, ano 12, n. 57, jan./mar., 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.