PERSPECTIVAS SIMULTÂNEAS: UMA REFLEXÃO ACERCA DA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL ENQUANTO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO-REPRODUÇÃO-MANIPULAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76634

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais; Estratégias Educacionais; Educação Midiática; Formação de Professores.

Resumo

O artigo aborda uma proposta de estratégia educacional desenvolvida com mestrandos e doutorandos em um programa de Pós-graduação em Educação, nomeada Perspectivas Simultâneas. Nosso horizonte é a formação de professores e o uso crítico das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), problematizando a reprodução-manipulação da informação no contexto da experiência educacional e a educação midiática. O percurso teórico metodológico que norteou a experiência e o presente estudo ancora-se na perspectiva da tecnologia enquanto processo de Glass, Xin e Feenberg, no conceito de experiência educativa de Dewey, no sentido da experiência de Bondia, e na discussão sobre novos contornos para a formação de professores em um cenário educacional pós-pandêmico.

Palavras- Chave: Tecnologias digitais; Estratégias educacionais; Educação midiática; Formação de professores.

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Biografia do Autor

Daniele Campos Botelho, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, Minas Gerais, Brasil, daniele.dx@hotmail.com

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Graduada em licenciatura em Letras Português/Inglês pela mesma Universidade. Graduada em Pedagogia pela Universidade de Franca. Professora da Educação básica e membro integrante do grupo de pesquisa "Formação de Professores, Cultura Digital e Aprendizagem".

Mário Luiz da Costa Assunção Júnior, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, Minas Gerais, Brasil, marioassuncao@iftm.edu.br

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro UFTM - (2016). Possui Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2006), e Especialização em Crítica Literária e Ensino de Literatura pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM (2009). É docente com dedicação exclusiva no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). Membro do grupo de pesquisa "Formação de Professores, Cultura Digital e Aprendizagem" da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Martha Maria Prata-Linhares, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, Minas Gerais, Brasil, martha.prata@gmail.com

Doutora em Educação: Currículo, pela PUC/SP com Doutorado- sanduíche na Universidade de Queen's, Ontário, Canadá. Graduada em Licenciatura em Educação Artística pela Universidade de Brasília (UnB). Professora Associada da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFTM, orientando no mestrado e doutorado. Líde do grupo de pesquisa Formação de Professores, Cultura Digital e Aprendizagem - Forproca.

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Publicado

2024-05-15

Como Citar

BOTELHO, D. C.; JÚNIOR, M. L. da C. A.; PRATA-LINHARES, M. M. PERSPECTIVAS SIMULTÂNEAS: UMA REFLEXÃO ACERCA DA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL ENQUANTO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO-REPRODUÇÃO-MANIPULAÇÃO . Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 1, p. 88–103, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i1.76634. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/76634. Acesso em: 22 dez. 2024.