PERSPECTIVAS SIMULTÂNEAS: UMA REFLEXÃO ACERCA DA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL ENQUANTO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO-REPRODUÇÃO-MANIPULAÇÃO

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76634

Mots-clés :

Tecnologias Digitais; Estratégias Educacionais; Educação Midiática; Formação de Professores.

Résumé

O artigo aborda uma proposta de estratégia educacional desenvolvida com mestrandos e doutorandos em um programa de Pós-graduação em Educação, nomeada Perspectivas Simultâneas. Nosso horizonte é a formação de professores e o uso crítico das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), problematizando a reprodução-manipulação da informação no contexto da experiência educacional e a educação midiática. O percurso teórico metodológico que norteou a experiência e o presente estudo ancora-se na perspectiva da tecnologia enquanto processo de Glass, Xin e Feenberg, no conceito de experiência educativa de Dewey, no sentido da experiência de Bondia, e na discussão sobre novos contornos para a formação de professores em um cenário educacional pós-pandêmico.

Palavras- Chave: Tecnologias digitais; Estratégias educacionais; Educação midiática; Formação de professores.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Daniele Campos Botelho, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, Minas Gerais, Brasil, daniele.dx@hotmail.com

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Graduada em licenciatura em Letras Português/Inglês pela mesma Universidade. Graduada em Pedagogia pela Universidade de Franca. Professora da Educação básica e membro integrante do grupo de pesquisa "Formação de Professores, Cultura Digital e Aprendizagem".

Mário Luiz da Costa Assunção Júnior, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, Minas Gerais, Brasil, marioassuncao@iftm.edu.br

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro UFTM - (2016). Possui Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2006), e Especialização em Crítica Literária e Ensino de Literatura pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM (2009). É docente com dedicação exclusiva no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). Membro do grupo de pesquisa "Formação de Professores, Cultura Digital e Aprendizagem" da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Martha Maria Prata-Linhares, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, Minas Gerais, Brasil, martha.prata@gmail.com

Doutora em Educação: Currículo, pela PUC/SP com Doutorado- sanduíche na Universidade de Queen's, Ontário, Canadá. Graduada em Licenciatura em Educação Artística pela Universidade de Brasília (UnB). Professora Associada da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFTM, orientando no mestrado e doutorado. Líde do grupo de pesquisa Formação de Professores, Cultura Digital e Aprendizagem - Forproca.

Références

ASSUNÇÃO Jr., M. L. C.; PRATA-LINHARES, M. M. Audiovisual, criação e docência: o autoestudo como experiência de formação. Lumina, Juiz de Fora-MG, v. 17, n. 1, p. 63-77, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/40487/25863. Acesso em: 21 dez. 2023.

BARTOLOMÉ, A.; ESPÍNDOLA, M. B.; LEONEL, A . A.; LIMA, I . N. R. Educação na cultura digital: novas ambiências de aprendizagem e implicações para a formação de professores. Perspectiva, Florianópolis-SC, v. 39, n. 3, p. 1-22, 2021. DOI: 10.5007/2175-795X.2021.e70506. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/70506. Acesso em: 1 jun. 2023.

BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, jan. 2002. DOI:10.1590/S1413-24782002000100003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?lang=pt. Acesso em: 1 mar. 2023.

BORGES, G.; SILVA, M. B. (Orgs.). Competências midiáticas em cenários brasileiros. Interfaces entre comunicação, educação e artes. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2019.

CASTIONI, R. et. al. Universidades federais na pandemia da Covid-19: acesso discente à internet e ensino remoto emergencial. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 29, p. 399-419, abr. 2021. DOI:10.1590/S0104-40362021002903108. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/53yPKgh7jK4sT8FGsYGn7cg/#. Acesso em: 1 mar. 2023.

CATRACA LIVRE. ‘Escola. Não atire’, diz placa no telhado de projeto na Maré. Catraca Livre, [S. l.], 11 maio de 2019. Disponível em: https://catracalivre.com.br/cidadania/escola-nao-atire-diz-placa-no-telhado-de-projeto-na-mare/. Acesso em: 22 fev. 2024.

DAMIANI, M. F. et. al. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 45, n. 1, p. 57-67, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/3822/3074. Acesso em: 22 fev. 2024.

DEWEY, J. Experiência e educação. São Paulo: Vozes, 2011.

DOUCET, A. et. al. Thinking about Pedagogy in an Unfolding Pandemic: an independent report on approaches to Distance Learning During COVID19 school closures. Relatório. n. 2. UNESCO, [s. l.], 29 jul. 2020. Disponível em: https://learningportal.iiep.unesco.org/en/library/thinking-about-pedagogy-in-an-unfolding-pandemic-an-independent-report-on-approaches-to. Acesso em: 2 mar. 2023.

GLASS, G.; XIN, C.; FEENBERG, A. Technology and the Experience of Education. European Journal of Social Behaviour, [s. l.], v. 2, n. 2, p. 36-52, 2015. DOI: 10.5281/zenodo.581679. Disponível em: https://zenodo.org/record/581679#.Xd3AWOhKjIU.Acesso em: 12 mar 2023.

G1 Fantástico. Jovem sobe no alto de árvore para melhorar sinal de internet e assistir aulas no Pará. G1 Fantástico. [S. l.]. 21 mar. de 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2021/03/21/jovem-sobe-no-alto-de-arvore-para-melhorar-sinal-de-internet-e-assistir-aulas-no-para.ghtml. Acesso em: 22 fev. 2024.

HISSA, D. L. A. Da manipulação das massas nas redes sociais às ações de combate à desinformação. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza-CE, v. 14, n. 2, p. 68-89, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/9587 Acesso em: 1 jun. 2023.

MENDONÇA, A. V. Rio de Paz reabre espaço literário infantojuvenil na Favela do Jacarezinho, na Zona Norte do Rio. G1 Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 22 fev. de 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2022/02/22/rio-de-paz-reabre-espaco-literario-infantojuvenil-na-favela-do-jacarezinho-na-zona-norte-do-rio.ghtml. Acesso em: 22 fev. 2024.

NASCIMENTO, P. M. et. al. Acesso domiciliar à internet e ensino remoto durante a pandemia. [Nota técnica]. Brasília: Ipea, 2020. Disponível em : https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10228. Acesso em: 01 jun. 2023.

NÓVOA, A.; ALVIM, Y. C. Os professores depois da pandemia. Educ. Soc., Campinas-SP, v. 42, p. 1-16, e249236, 2021. DOI: 10.1590/ES. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/mvX3xShv5C7dsMtLKTS75PB/. Acesso em: 01 jun. 2023.

PRATA-LINHARES, M. A inovação e uso das TIC na educação. In: GALÁN, José Gómes; SANTOS, Gilberto Lacerda (orgs.). Informática e telemática na educação. Brasília: Liber, 2012, v. 1, p. 85-104.

PRATA-LINHARES, M.; FONTOURA, H. A.; PIMENTA, M. A. A. From Instrumentalization to Integration of Technologies for Creative Teaching: Transformations in Times of Crisis. In: CRAIG, Cheryl J. MENA, Juanjo; KANE, Ruth G. Teacher Education in the Wake of Covid-19: ISATT 40th Anniversary Yearbook. Leeds: Emerald Publishing Limited, 2023. p. 159-174.

SERRAZES, K. E.; BERTANHA, P.; RIBEIRO, E. L. Estratégias de ensino-aprendizagem na Educação Superior. Revista Educação al Distância, Batatais-SP, v. 10, n. 2, p. 9-27, 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede. Acesso em: 1 fev. 2024.

UNESCO. Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação. Relatório. Unesco, [s. l.], 2022. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000381115. Acesso em: 1 jun. 2023.

VALENTE, J. A.; ALMEIDA, M. E. B. Tecnologias digitais, tendências atuais e o futuro da educação. Panorama Setorial da Internet, São Paulo, n. 2, p. 01- 11, 2022. Disponível em: https://nic.br/media/docs/publicacoes/6/20220725145804/psi-ano-14-n-2-tecnologias-digitais-tendencias-atuais-futuro-educacao.pdf. Acesso em: 1 jun. 2023.

VEIGA, E. As lições da Estônia, país que revolucionou escola pública e virou líder europeu em ranking de Educação. De Milão para a BBC News Brasil, Milão, 12 out. de 2018. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-45605368#:~:text=%22O%20sucesso%20da%20educa%C3%A7%C3%A3o%20na,de%20professores%20e%20escolas).%22. Acesso em: 22 fev. 2024.

Téléchargements

Publié-e

2024-05-15

Comment citer

BOTELHO, D. C.; JÚNIOR, M. L. da C. A.; PRATA-LINHARES, M. M. PERSPECTIVAS SIMULTÂNEAS: UMA REFLEXÃO ACERCA DA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL ENQUANTO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO-REPRODUÇÃO-MANIPULAÇÃO . Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 1, p. 88–103, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i1.76634. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/76634. Acesso em: 21 nov. 2024.