PERSPECTIVAS SIMULTÂNEAS: UMA REFLEXÃO ACERCA DA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL ENQUANTO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO-REPRODUÇÃO-MANIPULAÇÃO
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76634Mots-clés :
Tecnologias Digitais; Estratégias Educacionais; Educação Midiática; Formação de Professores.Résumé
O artigo aborda uma proposta de estratégia educacional desenvolvida com mestrandos e doutorandos em um programa de Pós-graduação em Educação, nomeada Perspectivas Simultâneas. Nosso horizonte é a formação de professores e o uso crítico das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), problematizando a reprodução-manipulação da informação no contexto da experiência educacional e a educação midiática. O percurso teórico metodológico que norteou a experiência e o presente estudo ancora-se na perspectiva da tecnologia enquanto processo de Glass, Xin e Feenberg, no conceito de experiência educativa de Dewey, no sentido da experiência de Bondia, e na discussão sobre novos contornos para a formação de professores em um cenário educacional pós-pandêmico.
Palavras- Chave: Tecnologias digitais; Estratégias educacionais; Educação midiática; Formação de professores.
Téléchargements
Références
ASSUNÇÃO Jr., M. L. C.; PRATA-LINHARES, M. M. Audiovisual, criação e docência: o autoestudo como experiência de formação. Lumina, Juiz de Fora-MG, v. 17, n. 1, p. 63-77, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/40487/25863. Acesso em: 21 dez. 2023.
BARTOLOMÉ, A.; ESPÍNDOLA, M. B.; LEONEL, A . A.; LIMA, I . N. R. Educação na cultura digital: novas ambiências de aprendizagem e implicações para a formação de professores. Perspectiva, Florianópolis-SC, v. 39, n. 3, p. 1-22, 2021. DOI: 10.5007/2175-795X.2021.e70506. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/70506. Acesso em: 1 jun. 2023.
BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, jan. 2002. DOI:10.1590/S1413-24782002000100003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?lang=pt. Acesso em: 1 mar. 2023.
BORGES, G.; SILVA, M. B. (Orgs.). Competências midiáticas em cenários brasileiros. Interfaces entre comunicação, educação e artes. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2019.
CASTIONI, R. et. al. Universidades federais na pandemia da Covid-19: acesso discente à internet e ensino remoto emergencial. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 29, p. 399-419, abr. 2021. DOI:10.1590/S0104-40362021002903108. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/53yPKgh7jK4sT8FGsYGn7cg/#. Acesso em: 1 mar. 2023.
CATRACA LIVRE. ‘Escola. Não atire’, diz placa no telhado de projeto na Maré. Catraca Livre, [S. l.], 11 maio de 2019. Disponível em: https://catracalivre.com.br/cidadania/escola-nao-atire-diz-placa-no-telhado-de-projeto-na-mare/. Acesso em: 22 fev. 2024.
DAMIANI, M. F. et. al. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 45, n. 1, p. 57-67, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/3822/3074. Acesso em: 22 fev. 2024.
DEWEY, J. Experiência e educação. São Paulo: Vozes, 2011.
DOUCET, A. et. al. Thinking about Pedagogy in an Unfolding Pandemic: an independent report on approaches to Distance Learning During COVID19 school closures. Relatório. n. 2. UNESCO, [s. l.], 29 jul. 2020. Disponível em: https://learningportal.iiep.unesco.org/en/library/thinking-about-pedagogy-in-an-unfolding-pandemic-an-independent-report-on-approaches-to. Acesso em: 2 mar. 2023.
GLASS, G.; XIN, C.; FEENBERG, A. Technology and the Experience of Education. European Journal of Social Behaviour, [s. l.], v. 2, n. 2, p. 36-52, 2015. DOI: 10.5281/zenodo.581679. Disponível em: https://zenodo.org/record/581679#.Xd3AWOhKjIU.Acesso em: 12 mar 2023.
G1 Fantástico. Jovem sobe no alto de árvore para melhorar sinal de internet e assistir aulas no Pará. G1 Fantástico. [S. l.]. 21 mar. de 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2021/03/21/jovem-sobe-no-alto-de-arvore-para-melhorar-sinal-de-internet-e-assistir-aulas-no-para.ghtml. Acesso em: 22 fev. 2024.
HISSA, D. L. A. Da manipulação das massas nas redes sociais às ações de combate à desinformação. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza-CE, v. 14, n. 2, p. 68-89, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/9587 Acesso em: 1 jun. 2023.
MENDONÇA, A. V. Rio de Paz reabre espaço literário infantojuvenil na Favela do Jacarezinho, na Zona Norte do Rio. G1 Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 22 fev. de 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2022/02/22/rio-de-paz-reabre-espaco-literario-infantojuvenil-na-favela-do-jacarezinho-na-zona-norte-do-rio.ghtml. Acesso em: 22 fev. 2024.
NASCIMENTO, P. M. et. al. Acesso domiciliar à internet e ensino remoto durante a pandemia. [Nota técnica]. Brasília: Ipea, 2020. Disponível em : https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10228. Acesso em: 01 jun. 2023.
NÓVOA, A.; ALVIM, Y. C. Os professores depois da pandemia. Educ. Soc., Campinas-SP, v. 42, p. 1-16, e249236, 2021. DOI: 10.1590/ES. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/mvX3xShv5C7dsMtLKTS75PB/. Acesso em: 01 jun. 2023.
PRATA-LINHARES, M. A inovação e uso das TIC na educação. In: GALÁN, José Gómes; SANTOS, Gilberto Lacerda (orgs.). Informática e telemática na educação. Brasília: Liber, 2012, v. 1, p. 85-104.
PRATA-LINHARES, M.; FONTOURA, H. A.; PIMENTA, M. A. A. From Instrumentalization to Integration of Technologies for Creative Teaching: Transformations in Times of Crisis. In: CRAIG, Cheryl J. MENA, Juanjo; KANE, Ruth G. Teacher Education in the Wake of Covid-19: ISATT 40th Anniversary Yearbook. Leeds: Emerald Publishing Limited, 2023. p. 159-174.
SERRAZES, K. E.; BERTANHA, P.; RIBEIRO, E. L. Estratégias de ensino-aprendizagem na Educação Superior. Revista Educação al Distância, Batatais-SP, v. 10, n. 2, p. 9-27, 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede. Acesso em: 1 fev. 2024.
UNESCO. Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação. Relatório. Unesco, [s. l.], 2022. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000381115. Acesso em: 1 jun. 2023.
VALENTE, J. A.; ALMEIDA, M. E. B. Tecnologias digitais, tendências atuais e o futuro da educação. Panorama Setorial da Internet, São Paulo, n. 2, p. 01- 11, 2022. Disponível em: https://nic.br/media/docs/publicacoes/6/20220725145804/psi-ano-14-n-2-tecnologias-digitais-tendencias-atuais-futuro-educacao.pdf. Acesso em: 1 jun. 2023.
VEIGA, E. As lições da Estônia, país que revolucionou escola pública e virou líder europeu em ranking de Educação. De Milão para a BBC News Brasil, Milão, 12 out. de 2018. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-45605368#:~:text=%22O%20sucesso%20da%20educa%C3%A7%C3%A3o%20na,de%20professores%20e%20escolas).%22. Acesso em: 22 fev. 2024.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.