PERSPECTIVAS SIMULTÁNEAS: UNA REFLEXIÓN SOBRE LA EXPERIENCIA EDUCATIVA COMO PROCESO DE APROPIACIÓN-REPRODUCCIÓN-MANIPULACIÓN
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76634Palabras clave:
Tecnologías Digitales; Estrategias Educacionales; Educación Mediática; Formación de Profesores.Resumen
El artículo aborda una propuesta de estrategia educacional desarrollada con estudiantes de Maestría y Doctorado en un programa de Postgrado en Educación, nombrada Perspectivas Simultáneas. En nuestro horizonte es la formación de profesores y el uso crítico de las Tecnologías Digitales de la Información y Comunicación (TDICs), problematizando la reproducción-manipulación de la información en el contexto de la experiencia educacional y la educación mediática. El percurso teórico metodológico que orientó la experiencia y el presente estudio se basó en la perspectiva de la tecnología como proceso de Glass, Xine Feenberg, en el concepto de experiencia educativa de Dewey, en el sentido de la experiencia de Bondia y en la discusión sobre nuevos contornos para la formación de profesores en un escenario educacional pospandémico.
Palabras-clave: Tecnologías digitales; Estrategias educacionales; Educación mediática; Formación de profesores.
Descargas
Citas
ASSUNÇÃO Jr., M. L. C.; PRATA-LINHARES, M. M. Audiovisual, criação e docência: o autoestudo como experiência de formação. Lumina, Juiz de Fora-MG, v. 17, n. 1, p. 63-77, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/40487/25863. Acesso em: 21 dez. 2023.
BARTOLOMÉ, A.; ESPÍNDOLA, M. B.; LEONEL, A . A.; LIMA, I . N. R. Educação na cultura digital: novas ambiências de aprendizagem e implicações para a formação de professores. Perspectiva, Florianópolis-SC, v. 39, n. 3, p. 1-22, 2021. DOI: 10.5007/2175-795X.2021.e70506. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/70506. Acesso em: 1 jun. 2023.
BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, jan. 2002. DOI:10.1590/S1413-24782002000100003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?lang=pt. Acesso em: 1 mar. 2023.
BORGES, G.; SILVA, M. B. (Orgs.). Competências midiáticas em cenários brasileiros. Interfaces entre comunicação, educação e artes. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2019.
CASTIONI, R. et. al. Universidades federais na pandemia da Covid-19: acesso discente à internet e ensino remoto emergencial. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 29, p. 399-419, abr. 2021. DOI:10.1590/S0104-40362021002903108. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/53yPKgh7jK4sT8FGsYGn7cg/#. Acesso em: 1 mar. 2023.
CATRACA LIVRE. ‘Escola. Não atire’, diz placa no telhado de projeto na Maré. Catraca Livre, [S. l.], 11 maio de 2019. Disponível em: https://catracalivre.com.br/cidadania/escola-nao-atire-diz-placa-no-telhado-de-projeto-na-mare/. Acesso em: 22 fev. 2024.
DAMIANI, M. F. et. al. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 45, n. 1, p. 57-67, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/3822/3074. Acesso em: 22 fev. 2024.
DEWEY, J. Experiência e educação. São Paulo: Vozes, 2011.
DOUCET, A. et. al. Thinking about Pedagogy in an Unfolding Pandemic: an independent report on approaches to Distance Learning During COVID19 school closures. Relatório. n. 2. UNESCO, [s. l.], 29 jul. 2020. Disponível em: https://learningportal.iiep.unesco.org/en/library/thinking-about-pedagogy-in-an-unfolding-pandemic-an-independent-report-on-approaches-to. Acesso em: 2 mar. 2023.
GLASS, G.; XIN, C.; FEENBERG, A. Technology and the Experience of Education. European Journal of Social Behaviour, [s. l.], v. 2, n. 2, p. 36-52, 2015. DOI: 10.5281/zenodo.581679. Disponível em: https://zenodo.org/record/581679#.Xd3AWOhKjIU.Acesso em: 12 mar 2023.
G1 Fantástico. Jovem sobe no alto de árvore para melhorar sinal de internet e assistir aulas no Pará. G1 Fantástico. [S. l.]. 21 mar. de 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2021/03/21/jovem-sobe-no-alto-de-arvore-para-melhorar-sinal-de-internet-e-assistir-aulas-no-para.ghtml. Acesso em: 22 fev. 2024.
HISSA, D. L. A. Da manipulação das massas nas redes sociais às ações de combate à desinformação. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza-CE, v. 14, n. 2, p. 68-89, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/9587 Acesso em: 1 jun. 2023.
MENDONÇA, A. V. Rio de Paz reabre espaço literário infantojuvenil na Favela do Jacarezinho, na Zona Norte do Rio. G1 Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 22 fev. de 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2022/02/22/rio-de-paz-reabre-espaco-literario-infantojuvenil-na-favela-do-jacarezinho-na-zona-norte-do-rio.ghtml. Acesso em: 22 fev. 2024.
NASCIMENTO, P. M. et. al. Acesso domiciliar à internet e ensino remoto durante a pandemia. [Nota técnica]. Brasília: Ipea, 2020. Disponível em : https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10228. Acesso em: 01 jun. 2023.
NÓVOA, A.; ALVIM, Y. C. Os professores depois da pandemia. Educ. Soc., Campinas-SP, v. 42, p. 1-16, e249236, 2021. DOI: 10.1590/ES. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/mvX3xShv5C7dsMtLKTS75PB/. Acesso em: 01 jun. 2023.
PRATA-LINHARES, M. A inovação e uso das TIC na educação. In: GALÁN, José Gómes; SANTOS, Gilberto Lacerda (orgs.). Informática e telemática na educação. Brasília: Liber, 2012, v. 1, p. 85-104.
PRATA-LINHARES, M.; FONTOURA, H. A.; PIMENTA, M. A. A. From Instrumentalization to Integration of Technologies for Creative Teaching: Transformations in Times of Crisis. In: CRAIG, Cheryl J. MENA, Juanjo; KANE, Ruth G. Teacher Education in the Wake of Covid-19: ISATT 40th Anniversary Yearbook. Leeds: Emerald Publishing Limited, 2023. p. 159-174.
SERRAZES, K. E.; BERTANHA, P.; RIBEIRO, E. L. Estratégias de ensino-aprendizagem na Educação Superior. Revista Educação al Distância, Batatais-SP, v. 10, n. 2, p. 9-27, 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede. Acesso em: 1 fev. 2024.
UNESCO. Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação. Relatório. Unesco, [s. l.], 2022. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000381115. Acesso em: 1 jun. 2023.
VALENTE, J. A.; ALMEIDA, M. E. B. Tecnologias digitais, tendências atuais e o futuro da educação. Panorama Setorial da Internet, São Paulo, n. 2, p. 01- 11, 2022. Disponível em: https://nic.br/media/docs/publicacoes/6/20220725145804/psi-ano-14-n-2-tecnologias-digitais-tendencias-atuais-futuro-educacao.pdf. Acesso em: 1 jun. 2023.
VEIGA, E. As lições da Estônia, país que revolucionou escola pública e virou líder europeu em ranking de Educação. De Milão para a BBC News Brasil, Milão, 12 out. de 2018. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-45605368#:~:text=%22O%20sucesso%20da%20educa%C3%A7%C3%A3o%20na,de%20professores%20e%20escolas).%22. Acesso em: 22 fev. 2024.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.