TRABALHO PEDAGÓGICO COM TDIC NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE GOIÁS DURANTE A SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS NA PANDEMIA DE COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.72873

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa, na qual se buscou investigar o trabalho pedagógico com tecnologias digitais durante o período de suspensão de aulas presenciais na rede pública de educação básica de Goiás. Os procedimentos metodológicos abrangeram a delimitação do percurso analítico em roteiros de elaboração própria, organizados em torno dos objetivos específicos da pesquisa, cada qual composto por categorias e indicadores. Fundamentaram a análise pressupostos sobre abordagens pedagógicas de uso das tecnologias, conhecimentos para a docência com tecnologias digitais e outros. Desse modo, constatou-se que, no cenário da educação goiana, durante o período pandêmico de aulas não presenciais, a Internet desponta como a tecnologia mais utilizada para atividades escolares; projetos políticos-pedagógicos datados de 2020 não tratam das aulas não presenciais e pouco se referem às tecnologias digitais; os planos de estudo criados para o Regime Especial de Aulas Não Presenciais também preveem atividades presenciais e as videoaulas, tratadas como material de apoio, têm o seu uso marcado por traços da abordagem instrucionista. Apurou-se que, dos conhecimentos necessários para a docência com tecnologias digitais, prevalece o tecnológico, que, sozinho, não permite afirmar que, após a pandemia, o professor esteja preparado para ensinar com tecnologias. Houve dificuldades na educação remota e elas variam da produção de videoaulas ao uso pedagógico de tecnologias pessoais, como o WhatsApp, incluindo a ampliação da jornada diária de trabalho, a separação entre trabalho e vida privada e as condições de estudo dos alunos. De modo geral, os resultados sugerem que nas aulas não presenciais os ambientes virtuais foram pouco explorados, reflexo, talvez, de fatores como condições de acesso e uso dos meios digitais e conhecimentos sobre a educação por meios digitais.     

PALAVRAS-CHAVE: Tecnologia. Educação. Pandemia. Goiás.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosemara Perpetua Lopes, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, rosemaralopes@gmail.com

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Faculdade de Ciências e Tecnologia (2014), Mestre em Educação pela Unesp, Faculdade de Ciências e Tecnologias (2010), Licenciada em Pedagogia pela Unesp, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (2008). Docente da Universidade Federal de Goiás (UFG), Faculdade de Educação. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás (PPGE/UFG). Líder do grupo de pesquisa Tecnologias Digitais e Formação de Professores.

Fábio Rezende Coimbra, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, fabiorezende@ufj.edu.br

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Jataí (UFJ) (2022), Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Faculdade de Educação Física, Regional Jataí (2006). Membro do grupo de pesquisa Tecnologias Digitais e Formação de Professores.

Downloads

Publicado

2023-01-03

Como Citar

LOPES, R. P.; COIMBRA, F. R. TRABALHO PEDAGÓGICO COM TDIC NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE GOIÁS DURANTE A SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS NA PANDEMIA DE COVID-19. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 47, n. 3, p. 1248–1269, 2023. DOI: 10.5216/ia.v47i3.72873. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/72873. Acesso em: 16 abr. 2024.