TRABALHO PEDAGÓGICO COM TDIC NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE GOIÁS DURANTE A SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS NA PANDEMIA DE COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.72873Resumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa, na qual se buscou investigar o trabalho pedagógico com tecnologias digitais durante o período de suspensão de aulas presenciais na rede pública de educação básica de Goiás. Os procedimentos metodológicos abrangeram a delimitação do percurso analítico em roteiros de elaboração própria, organizados em torno dos objetivos específicos da pesquisa, cada qual composto por categorias e indicadores. Fundamentaram a análise pressupostos sobre abordagens pedagógicas de uso das tecnologias, conhecimentos para a docência com tecnologias digitais e outros. Desse modo, constatou-se que, no cenário da educação goiana, durante o período pandêmico de aulas não presenciais, a Internet desponta como a tecnologia mais utilizada para atividades escolares; projetos políticos-pedagógicos datados de 2020 não tratam das aulas não presenciais e pouco se referem às tecnologias digitais; os planos de estudo criados para o Regime Especial de Aulas Não Presenciais também preveem atividades presenciais e as videoaulas, tratadas como material de apoio, têm o seu uso marcado por traços da abordagem instrucionista. Apurou-se que, dos conhecimentos necessários para a docência com tecnologias digitais, prevalece o tecnológico, que, sozinho, não permite afirmar que, após a pandemia, o professor esteja preparado para ensinar com tecnologias. Houve dificuldades na educação remota e elas variam da produção de videoaulas ao uso pedagógico de tecnologias pessoais, como o WhatsApp, incluindo a ampliação da jornada diária de trabalho, a separação entre trabalho e vida privada e as condições de estudo dos alunos. De modo geral, os resultados sugerem que nas aulas não presenciais os ambientes virtuais foram pouco explorados, reflexo, talvez, de fatores como condições de acesso e uso dos meios digitais e conhecimentos sobre a educação por meios digitais.
PALAVRAS-CHAVE: Tecnologia. Educação. Pandemia. Goiás.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.