INCLUSÃO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL BAIANA

Auteurs-es

  • Andrea Oliveira Santos Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, Bahia, Brasil, anddreea1992@gmail.com https://orcid.org/0009-0006-7248-0906
  • Fabrício Oliveira da Silva Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, Bahia, Brasil, fosilva@uefs.br https://orcid.org/0000-0002-7962-7222
  • Gisele Oliveira da Silva Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, Bahia, Brasil, , gisele.oliveira.silva.2018@gmail.com https://orcid.org/0009-0000-0747-5381
  • Vera Lúcia Santos Matos Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, Bahia, Brasil, veruskaedi@gmail.com https://orcid.org/0009-0003-0480-5367

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76148

Mots-clés :

Práticas Pedagógicas; Transtorno do Espectro do Autismo (TEA); Inclusão Escolar.

Résumé

O presente trabalho tem como objetivo compreender como ocorre o processo de inclusão escolar do aluno com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em um município baiano. O presente estudo possui natureza qualitativa e foi desenvolvido na Escola Municipal Maria Isabel Pimenta, localizada no município de Itiruçu, a qual atende ao público da primeira etapa da Educação Básica. Os dados produzidos foram gravados e transcritos na íntegra no Microsoft Word (2010) e analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Conclui-se que a educação inclusiva não é fácil; trabalhar com crianças com TEA é difícil devido aos diferentes graus existentes, porém, é possível, quando existem união, amor, dedicação e recursos pedagógicos apropriados. Durante as oficinas, houve uma troca sobre as concepções em torno da inclusão da pessoa com TEA no âmbito escolar.

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Andrea Oliveira Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, Bahia, Brasil, anddreea1992@gmail.com

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva pela FAESB, Coordenadora da Educação Especial e Inclusiva do Sistema Municipal de Ensino de Itaquara-BA e Coordenadora Local do curso de graduação em Pedagogia pela UEFS em parceria com o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR.

Fabrício Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, Bahia, Brasil, fosilva@uefs.br

Pós-Doutor e Doutor em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professor Titular do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UEFS). Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária – NEPPU. Líder do Grupo de Pesquisa, Docência, Narrativas e Diversidade – DIVERSO.

Gisele Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, Bahia, Brasil, , gisele.oliveira.silva.2018@gmail.com

Liceniada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Professora da Rede Municipal de Eeucação de Itiruçu - Ba.

Vera Lúcia Santos Matos, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, Bahia, Brasil, veruskaedi@gmail.com

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

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Publié-e

2024-05-15

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SANTOS, A. O.; SILVA, F. O. da; SILVA, G. O. da; MATOS, V. L. S. INCLUSÃO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL BAIANA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 1, p. 450–462, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i1.76148. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/76148. Acesso em: 29 juin. 2024.