EMISSÃO DE FEEDBACKS PELOS DOCENTES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO

Autores

  • Débora Cristina Aureliano Rossi Delalibera Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera, Londrina, Paraná, Brasil, rossi-debora@hotmail.com https://orcid.org/0000-0002-2194-3222
  • Diego Fogaça Carvalho Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera, Londrina, Paraná, Brasil / Universidade Anhanguera Uniderp, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil, diegofocarva@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-4984-6344

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.75976

Palavras-chave:

Ensino do Direito. Feedback. Direito. Aprendizagem.

Resumo

Nos ambientes educacionais, em especial nas disciplinas do curso de Direito, o uso do feedback é uma estratégia pedagógica de avaliação formativa, ou seja, favorece a aprendizagem dos alunos. O professor, ao elaborar o feedback, fornece informações que norteiam os estudantes, estabelecendo condições para a autoavaliação, regulando, assim, o processo de ensino e de aprendizagem. No que se refere à fundamentação teórica para classificar os tipos de feedbacks, foram utilizados os autores Tunstall e Gipps (1996), Schwartz e White (2000, apud Paiva, 2006, p. 167) e Yorke (2003). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, realizada nos anos de 2020 e 2021, e objetiva compreender o processo de emissão dos feedbacks pelos professores do curso de Direito em disciplinas presenciais. Como método de coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas que, posteriormente, foram transcritas. Participaram da pesquisa cinco professores que atuam em disciplinas presenciais do eixo de formação técnico-jurídica de uma instituição de Ensino Superior do sul da Bahia. A análise dos dados se deu por meio da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Interpretou-se que a emissão dos feedbacks se dá no diálogo no início da aula, bem como após a correção dos instrumentos de avaliação.

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Biografia do Autor

Débora Cristina Aureliano Rossi Delalibera, Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera, Londrina, Paraná, Brasil, rossi-debora@hotmail.com

Advogada inscrita na OAB/PR n. 71.115. Doutoranda em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera, Mestra em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera. Cursando Formação Pedagógica em Pedagogia, Especialista em Psicologia Jurídica pela Pontifícia Universidade Católica, Especialista em Direito Eleitoral pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci e graduação em Direito pelo Centro Universitário Filadélfia - UNIFIL

Diego Fogaça Carvalho, Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera, Londrina, Paraná, Brasil / Universidade Anhanguera Uniderp, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil, diegofocarva@gmail.com

Diego Fogaça Carvalho possui graduação em Matemática pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (2008), mestrado (2012) e doutorado (2016) em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Também realizou seu estágio pós-doutoral na mesma universidade que concluiu o doutorado (2017). É professor permanente nos Programas de Pós-Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da Universidade Pitágoras Unopar e Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Anhanguera -- Uniderp.

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Publicado

2024-05-15

Como Citar

DELALIBERA, D. C. A. R.; CARVALHO, D. F. EMISSÃO DE FEEDBACKS PELOS DOCENTES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 1, p. 104–120, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i1.75976. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/75976. Acesso em: 31 out. 2024.