ELEMENTOS DIDÁTICOS DO TECNICISMO E DO NEOTECNICISMO NA HISTÓRIA DAS IDEIAS PEDAGÓGICAS: A CENTRALIDADE DAS TÉCNICAS E TECNOLOGIAS

Autores

  • Jeferson Anibal Gonzalez Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), Astorga, Paraná, Brasil, jefersonanibalgonzalez@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-7118-5132

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76654

Palavras-chave:

Trabalho Educativo; Ideias Pedagógicas; Tecnicismo; Neotecnicismo.

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de caráter teórico-bibliográfico e conceitual acerca dos elementos didático-pedagógicos que compõem o tecnicismo e o neotecnicismo na educação brasileira. Por meio das formulações que sustentam essas concepções, buscou-se analisar a conceituação sobre o lugar das técnicas e tecnologias utilizadas para justificar os seus usos no trabalho educativo. Conclui-se pela necessidade de superação dessas concepções como contribuição a uma formação humana que objetive a inserção ativa do sujeito na prática social a fim de transformá-la.

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Biografia do Autor

Jeferson Anibal Gonzalez, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), Astorga, Paraná, Brasil, jefersonanibalgonzalez@gmail.com

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão - USP (2006), especialização em EaD pelo UNISEB (2010), especialização em Design Instrucional pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI (2012), mestrado em educação pela Faculdade de Educação - UNICAMP (2011) e doutorado em Educação pela Faculdade de Educação - UNICAMP (2022). Tem experiência como professor no ensino superior e na educação básica. Atualmente é Professor EBTT - Pedagogia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), Campus Astorga. 

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Publicado

2024-05-15

Como Citar

GONZALEZ, J. A. ELEMENTOS DIDÁTICOS DO TECNICISMO E DO NEOTECNICISMO NA HISTÓRIA DAS IDEIAS PEDAGÓGICAS: A CENTRALIDADE DAS TÉCNICAS E TECNOLOGIAS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 1, p. 331–346, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i1.76654. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/76654. Acesso em: 22 dez. 2024.