PIXTON NA SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA PARA PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76688Palavras-chave:
Pixton; Ensino e Aprendizagem; Língua portuguesa; Formação de Professores.Resumo
Apresentamos, neste texto, uma experiência de formação promovida para professores de língua portuguesa da Educação Básica. O objetivo consistiu em explorar as potencialidades do recurso Pixton na produção de histórias em quadrinhos, considerando os elementos de uma narrativa. Para tanto, adotamos a abordagem da pesquisa qualitativa, sob os princípios da pesquisa-ação. As ações de formação basearam-se na perspectiva da aprendizagem colaborativa, proposta por Freire (1983; 1996). A partir dessa experiência empírica e, em diálogo com Soares (2002), Moran (2013), e Santos e Silva (2021), compreendemos que o Pixton possui potencialidade para (re)significar os processos de mediação do ensino e da aprendizagem de língua portuguesa.
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