PIXTON NA SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA PARA PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Albina Pereira de Pinho Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Sinop, Mato Grosso, Brasil, albina@unemat.br https://orcid.org/0000-0002-5139-9299
  • Eleandra Negri Costa Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Sinop, Mato Grosso, Brasil, eleandra.negri@unemat.br https://orcid.org/0000-0003-1434-8836
  • José Isavam Oliveira Silva Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Sinop, Mato Grosso, Brasil , isavam.silva@unemat.br https://orcid.org/0009-0005-2026-7129

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76688

Palavras-chave:

Pixton; Ensino e Aprendizagem; Língua portuguesa; Formação de Professores.

Resumo

Apresentamos, neste texto, uma experiência de formação promovida para professores de língua portuguesa da Educação Básica. O objetivo consistiu em explorar as potencialidades do recurso Pixton na produção de histórias em quadrinhos, considerando os elementos de uma narrativa. Para tanto, adotamos a abordagem da pesquisa qualitativa, sob os princípios da pesquisa-ação. As ações de formação basearam-se na perspectiva da aprendizagem colaborativa, proposta por Freire (1983; 1996). A partir dessa experiência empírica e, em diálogo com Soares (2002), Moran (2013), e Santos e Silva (2021), compreendemos que o Pixton possui potencialidade para (re)significar os processos de mediação do ensino e da aprendizagem de língua portuguesa. 

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Biografia do Autor

Albina Pereira de Pinho, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Sinop, Mato Grosso, Brasil, albina@unemat.br

Mestre e Doutora em Educação pela UFRGS e Pós-doutora em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade universitária de Campo Grande. Professora permanente do Mestrado Acadêmico de Letras (PPGLetras) e do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), da UNEMAT, Câmpus de Sinop.

Eleandra Negri Costa, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Sinop, Mato Grosso, Brasil, eleandra.negri@unemat.br

Especialista em Gestão e organização de Escolas (2021), Discente do Mestrado Acadêmico em Letras (PPGLetras), UNEMAT, Câmpus de Sinop (2022-2024) e membro Grupo de Estudos sobre Pesquisa Narrativa no Ensino-aprendizagem de Línguas (GEPENEL). Atualmente é Professora da rede Estadual de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT).

José Isavam Oliveira Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Sinop, Mato Grosso, Brasil , isavam.silva@unemat.br

Discente do Mestrado Acadêmico em Letras(PPGLetras), UNEMAT, Câmpus de Sinop. Professor da Educação Básica da Rede Estadual de educação de Mato Grosso.

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Publicado

2024-05-15

Como Citar

PINHO, A. P. de; COSTA, E. N.; SILVA, J. I. O. PIXTON NA SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA PARA PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 1, p. 210–224, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i1.76688. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/76688. Acesso em: 29 jun. 2024.