PIXTON NA SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA PARA PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76688

Palavras-chave:

Pixton; Ensino e Aprendizagem; Língua portuguesa; Formação de Professores.

Resumo

Apresentamos, neste texto, uma experiência de formação promovida para professores de língua portuguesa da Educação Básica. O objetivo consistiu em explorar as potencialidades do recurso Pixton na produção de histórias em quadrinhos, considerando os elementos de uma narrativa. Para tanto, adotamos a abordagem da pesquisa qualitativa, sob os princípios da pesquisa-ação. As ações de formação basearam-se na perspectiva da aprendizagem colaborativa, proposta por Freire (1983; 1996). A partir dessa experiência empírica e, em diálogo com Soares (2002), Moran (2013), e Santos e Silva (2021), compreendemos que o Pixton possui potencialidade para (re)significar os processos de mediação do ensino e da aprendizagem de língua portuguesa. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Albina Pereira de Pinho, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Sinop, Mato Grosso, Brasil, albina@unemat.br

Mestre e Doutora em Educação pela UFRGS e Pós-doutora em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade universitária de Campo Grande. Professora permanente do Mestrado Acadêmico de Letras (PPGLetras) e do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), da UNEMAT, Câmpus de Sinop.

Eleandra Negri Costa, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Sinop, Mato Grosso, Brasil, eleandra.negri@unemat.br

Especialista em Gestão e organização de Escolas (2021), Discente do Mestrado Acadêmico em Letras (PPGLetras), UNEMAT, Câmpus de Sinop (2022-2024) e membro Grupo de Estudos sobre Pesquisa Narrativa no Ensino-aprendizagem de Línguas (GEPENEL). Atualmente é Professora da rede Estadual de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT).

José Isavam Oliveira Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Sinop, Mato Grosso, Brasil , isavam.silva@unemat.br

Discente do Mestrado Acadêmico em Letras(PPGLetras), UNEMAT, Câmpus de Sinop. Professor da Educação Básica da Rede Estadual de educação de Mato Grosso.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Define o conjunto orgânico e progressivo das aprendizagens essenciais na Educação Básica. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: Base Nacional Comum Curricular - Educação é a Base (mec.gov.br). Acesso em: 13 dez. 2022.

CHIMAINSKI, D. Atividade Didática: o pixton como ferramenta para a produção textual. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologias Digitais da Educação) – Centro de Artes e Letras, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/15374?show=full. Acesso em: 12 mar. 2023.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

MORAN, J. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus, 2013.

PAIVA, V. L. M. O. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2019. 160p.

REIS, S. C.; GOMES, A. F. Podcasts para o ensino de Língua Inglesa: análise e prática de Letramento Digital. Calidoscópio, São Leopoldo, v. 12, n. 3, p. 367-379, 2014. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2014.123.11. Acesso em: 10 mai. 2023.

SANTOS I. S.; SILVA, A. P. P. Letramento digital: a premência e as perspectivas no contexto da educação superior. Revista Philologus, Rio de Janeiro, ano 27, n. 79, p. 94-112, 2021. Disponível em: https://www.revistaphilologus.org.br/index.php/rph/article/view/15. Acesso em: 26 jun. 2023.

SOARES, M. Novas práticas de leitura e escrita e escrita: letramento na cibercultura. Educação e Sociedade: Revista de Ciência e Educação, Campinas, v. 23, n. 81, p. 143-160, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23 n81/13935.pdf. Acesso em: 21 jul. 2021.

SOARES, S. J. et al. Tecnologia digital de informação e comunicação (TDICs). In: Glossário Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/ Fiocruz. Manguinhos, Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC) | Glossário TDICs Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (fiocruz.br). Acesso em: 01 jul. 2023.

Downloads

Publicado

2024-05-15

Como Citar

PINHO, A. P. de; COSTA, E. N.; SILVA, J. I. O. PIXTON NA SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA PARA PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 1, p. 210–224, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i1.76688. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/76688. Acesso em: 24 nov. 2024.