USO DE JOGOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ANÁLISE DAS ABORDAGENS SOBRE APLICAÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR NOS ANOS DE 2017 A 2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.75883

Resumo

Essa pesquisa, que é parte de dissertação de mestrado, surgiu a partir da inquietação para verificar, nas produções científicas, resultados de pesquisas relacionadas à aplicação de jogos digitais no âmbito educacional brasileiro. A pesquisa teve por objetivo geral analisar quais foram e de que forma ocorreram as aplicações de jogos digitais no contexto escolar da educação básica, com foco no processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa descritiva do tipo bibliográfica (Gil, 2008), com dados obtidos a partir do banco de dados do portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Os resultados apontam que 87% dos pesquisadores conseguiram confirmar, através de seus resultados, que os games, de fato, geraram motivação ou incrementaram o aprendizado do discente.

PALAVRAS-CHAVE: Educação. Tecnologia. Cultura Digital. Jogos Digitais.

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Biografia do Autor

Antonio Jamerson Mendes da Rocha Côrtes, Universidade Federal do Amapá (Unifap), Macapá, Amapá, Brasil, ajcorox@gmail.com

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Graduado em Direito pela Faculdade Brasil Norte (FABRAN). Analista Judiciário no Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP). Facilitador na Escola de Administração do Amapá (EAP). Associado da ANPED desde 2022.

Eliana do Socorro de Brito Paixão, Universidade Federal do Amapá (Unifap), Macapá, Amapá, Brasil, elianapaixao@unifap.br

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Graduada em Ciências Contábeis pelo Centro de Ensino Superior do Amapá. Docente da Universidade Federal do Amapá no curso de Graduação em Tecnologia em Secretariado e no Programa de Pós-graduação em Educação, atuando nos seguintes temas: Contabilidade; Educação Ambiental; Uso de tecnologia e mídias na educação. Associada da ANPED desde 2020.

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

CÔRTES, A. J. M. da R.; PAIXÃO, E. do S. de B. USO DE JOGOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ANÁLISE DAS ABORDAGENS SOBRE APLICAÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR NOS ANOS DE 2017 A 2020. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 3, p. 1013–1024, 2023. DOI: 10.5216/ia.v48i3.75883. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/75883. Acesso em: 27 abr. 2024.