ALFABETIZAÇÃO MIDIÁTICA E DIREITOS HUMANOS: A FOTOGRAFIA OPORTUNIZANDO OUTRAS COMPOSIÇÕES PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ NO TERRITÓRIO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.76536

Resumo

O presente trabalho discute o comprometimento das instituições educativas e de seus profissionais com a relação entre alfabetização midiática e direitos humanos. O estudo propõe uma incursão pela práxis da Revisão de Literatura (RL), envidando um diálogo entre a RL, considerando conceitos como os de direitos humanos, educação, mídia e fotografia, e experiências de extensão universitária no desenvolvimento de ações que articulam a linguagem fotográfica e suas tecnologias no território escolar. Trata-se de um artigo teórico-reflexivo, metodologicamente caracterizado como qualitativo, documental e bibliográfico. A contribuição dá-se mais como apresentação de uma fonte de inquietação do que como encontro de soluções únicas e indedutíveis.

PALAVRAS-CHAVE: Educação. Direitos Humanos. Mídia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alissom Roberto Brum, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil, alisson-r-brum@hotmail.com

Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade Feevale e mestrando em Diversidade Cultural e Inclusão Social na mesma instituição. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Publicidade e Propaganda e Fotografia. Atua desde 2014 no desenvolvimento de atividades de integração da pesquisa e extensão, tendo como foco a relação mídia, educação e imagem. Atualmente desenvolve pesquisas sobe infâncias e mídias, tendo como foco central a relação entre Direitos Humanos e Alfabetização Midiática-Visual.

Saraí Patrícia Schmidt , Universidade Feevale, Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil, saraischmidt@feevale.br

Possui Doutorado (2006) e Mestrado (1999) em Educação pela UFRGS e graduação em Jornalismo (1991) pela UNISINOS. Docente do PPG em Processos e Manifestações Culturais e do PPG em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale/RS. Pesquisadora Gaúcha (FAPERGS) e CNPQ Edital Ciências Sociais Aplicadas. Responsável pela formação de professores na área de Mídia e Diversidade da SMED/NH. Coordenadora do GT Educação e Comunicação da ANPEd (2016-2017).

Referências

ALVES, N. G.; CAETANO, M.; SOARES, M. C. S. Imagens: Resistências e Criações Cotidianas. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, [S. l.], v. 37, n. 2, p. 4–7, 2020. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11625. Acesso em: 21 nov. 2023.

BACCEGA, M. A. A construção do Campo. Revista USP, São Paulo, n. 48, p. 18-31, 2000-2001. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/32888. Acesso em: 16 nov. 2023.

BARONE, F. A Revisão de literatura em Bibliotecomia e Documentação: uma Prática Pedagógica. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 23, n. 1/4, p. 136-146, 1990.

BAUMAN, Z. Vidas Desperdiçadas. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

BAUMAN, Z. Vidas para consumo: A Transformação das Pessoas em Mercadoria. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

CORDEIRO, K. M.; SOUZA. I. M. S.; COSTA, R. P. Mídias e Educação em Direitos Humanos: Novos Tempos, Novos Desafios. Education Policy Analysis Archives, [S. l.], v. 30, n. 41, p. 1-16, 2022. Disponível em: https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/6542. Acesso em: 21 nov. 2023.

FREIRE, P.; CAMPOS, M. D. Leitura da palavra… leitura do mundo. Rio de Janeiro: O Correio da Unesco, 1991.

GUERREIRO, A. S. Educação em direitos humanos: possibilidades a partir do PNEDH e do cinema na escola. Roteiro, Joaçaba, v. 46, n. 34, p. 1-20, 2021. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/24819/16661. Acesso em: 21 nov. 2023.

HOEFEL, M. G. et al. Epistemologias do Sul e a experiência do Projeto Vidas Paralelas dos Migrantes Brasil-França. Revista Cultura de Paz, [S. l.], v. 5, p. 271–285, 2021. Disponível em: https://revistadeculturadepaz.com/index.php/culturapaz/article/view/103. Acesso em: 16 nov. 2023.

KELLNER, D.; SHARE, J. Educação para a leitura crítica da mídia, democracia radical e a reconstrução da educação. Educação e Sociedade, Campinas, v. 29, n. 104, p. 687-715, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/hcZr4mDdbgTfSy3NWt8RptQ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 21 nov. 2023.

KLEIN, L. Educomunicação: um paradigma para pensar as tecnologias, a educação e os direitos humanos. 2020. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) – Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, 2020.

LAPA, A. B.; LANNA, L. C.; SILVA, S. S. Desafios da pesquisa ativista em educação. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 20, Edição Especial, p. 7-21, 2019. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/43336. Acesso em: 21 nov. 2023.

LEONARDO, F. A. M. “Fique em Casa” e a Influência nos Conceitos Morais Dos Programas Infantis: Um Estudo do Programa “Chaves”. Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, p. 175–192, 2020. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/23683. Acesso em: 21 nov. 2023.

MAIA, J. O. Letramentos de sobrevivência em redes digitais: caminhos possíveis na luta por direitos humanos. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 57, n. 2, p. 954-974, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tla/a/zQTxZZ7sj6SXkzyHfcqM3Lk/abstract/?lang=pt. Acesso em: 21 nov. 2023.

MOREIRA, W. Revisão de Literatura e Desenvolvimento Científico: conceitos e estratégias para confecção. Janus, Goiânia, v. 1, n. 1, p. 21-30, 2004.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

ROJO, R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R. H. R.; MOURA, E. (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. p. 11-32.

SANTOS NETO, J. L. O que é educação midiática? Um campo de interação entre cinema e educação. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, Boa Vista, v. 1, n. 1, p. 156-168, 2020. Disponível em: https://revista.ufrr.br/repi/article/view/e202012. Acesso em: 21 nov. 2023.

SONTAG, S. Sobre fotografia. São Paulo: Cia. das Letras, 2004.

SOUSA, L. S. Favelação: experiências de letramento midiático através da pesquisa-ação. 2019. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15300. Acesso em: 21 nov. 2023.

SOUZA, K. C. D. Nessa rua, nessa rua, têm educandos da EJA com narrativas fotográficas para nos contar. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2019. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/35750. Acesso em: 21 nov. 2023.

UNESCO - ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Declaração Universal Sobre a Diversidade Cultural. Unesco, [S. l.], 2002. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000127160?posInSet=1&queryId=ac750c54-8bd5-4b5a-80c1-f0b73b248fe3. Acesso em: 01 jun. 2023.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

BRUM, A. R.; SCHMIDT , S. P. ALFABETIZAÇÃO MIDIÁTICA E DIREITOS HUMANOS: A FOTOGRAFIA OPORTUNIZANDO OUTRAS COMPOSIÇÕES PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ NO TERRITÓRIO ESCOLAR. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 3, p. 1025–1041, 2023. DOI: 10.5216/ia.v48i3.76536. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/76536. Acesso em: 27 abr. 2024.