ALFABETIZAÇÃO MIDIÁTICA E DIREITOS HUMANOS: A FOTOGRAFIA OPORTUNIZANDO OUTRAS COMPOSIÇÕES PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ NO TERRITÓRIO ESCOLAR

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DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.76536

Résumé

O presente trabalho discute o comprometimento das instituições educativas e de seus profissionais com a relação entre alfabetização midiática e direitos humanos. O estudo propõe uma incursão pela práxis da Revisão de Literatura (RL), envidando um diálogo entre a RL, considerando conceitos como os de direitos humanos, educação, mídia e fotografia, e experiências de extensão universitária no desenvolvimento de ações que articulam a linguagem fotográfica e suas tecnologias no território escolar. Trata-se de um artigo teórico-reflexivo, metodologicamente caracterizado como qualitativo, documental e bibliográfico. A contribuição dá-se mais como apresentação de uma fonte de inquietação do que como encontro de soluções únicas e indedutíveis.

PALAVRAS-CHAVE: Educação. Direitos Humanos. Mídia.

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Bibliographies de l'auteur-e

Alissom Roberto Brum, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil, alisson-r-brum@hotmail.com

Diplômée en publicité et propagande de l'Université Feevale et Master en diversité culturelle et inclusion sociale dans la même institution. Il a de l'expérience dans le domaine de la communication, en mettant l'accent sur la publicité et la propagande et la photographie. Il travaille depuis 2014 dans le développement d'activités de recherche et de vulgarisation, en se concentrant sur la relation entre les médias, l'éducation et l'image. Développe actuellement des recherches sur l'enfance et les médias, en se concentrant sur les droits de l'homme et l'alphabétisation médiatique et visuelle.   Ícone "Verificada pela comunidade"  

Saraí Patrícia Schmidt , Universidade Feevale, Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil, saraischmidt@feevale.br

Possui Doutorado (2006) e Mestrado (1999) em Educação pela UFRGS e graduação em Jornalismo (1991) pela UNISINOS. Docente do PPG em Processos e Manifestações Culturais e do PPG em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale/RS. Pesquisadora Gaúcha (FAPERGS) e CNPQ Edital Ciências Sociais Aplicadas. Responsável pela formação de professores na área de Mídia e Diversidade da SMED/NH. Coordenadora do GT Educação e Comunicação da ANPEd (2016-2017).

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Publié-e

2023-12-29

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BRUM, A. R.; SCHMIDT , S. P. ALFABETIZAÇÃO MIDIÁTICA E DIREITOS HUMANOS: A FOTOGRAFIA OPORTUNIZANDO OUTRAS COMPOSIÇÕES PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ NO TERRITÓRIO ESCOLAR. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 3, p. 1025–1041, 2023. DOI: 10.5216/ia.v48i3.76536. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/76536. Acesso em: 15 janv. 2025.