CONSTRUINDO UMA CIDADANIA PLENA: EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E PARTICIPAÇÃO CRÍTICA A PARTIR DAS IDEIAS DE FERNANDES, FREIRE E DAMATTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.76595

Resumo

Este estudo analisa a interseção entre educação, tecnologia e cidadania na busca por uma sociedade justa e participativa. Com base em Florestan Fernandes, Paulo Freire e Roberto DaMatta, destaca-se a relevância da educação como ferramenta de mudança social, libertação e conscientização das estruturas opressivas. A era digital apresenta desafios e oportunidades para a formação de cidadãos digitais engajados e críticos. A integração dessas ideias com as potencialidades tecnológicas permite promover uma educação transformadora, capacitando os alunos como agentes de mudança em uma sociedade mais equitativa. Superar as disparidades digitais e oferecer formação adequada aos educadores é fundamental.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Transformadora; Participação Crítica; Participação Cidadã; Cidadania Digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Pires de Castro, Universidade de Viena (UNIVIE), Viena, Áustria, claudiapires.br@gmail.com

Mestra em Jornalismo e Ciências da Comunicação (Universidade de Viena) e Mestranda em Ciências Política na mesma universidade. Especialista em Marketing (Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM) e Bacharel em Propaganda e Publicidade (Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP). Atualmente faz parte do Comitê de Apoio Técnico Científico da Plataforma de Dados Brasileiros no exterior e do Comitê Acadêmico do Brazilian Research and Studies Center (BRaS) onde também é responsável pelo Departamento de Comunicação e Relações Públicas e coordena o Grupo de Pesquisas de Mídias Sociais. É membro dos Grupos de Pesquisas DIASPOTICS: migrações / diásporas / tics (UFRJ), Laboratório de História e Meio Ambiente-Labhima (UNESP) e Grupo de Pesquisa em Mídias, Tecnologias e História (UFT) todos do CNPq.

Francisca Helena Vetorazo, Universidade de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil, vetorazohelena@gmail.com

Antropóloga, formada pela Universidade de São Paulo (USP), Doutora em Educação e Mestra em Ciências Sociais na Educação pela Universidade de Campinas (Unicamp). É especialista em Psicopedagogia com ênfase em Educação Inclusiva pela Faculdade Metropolitana de São Paulo. É especialista em Ética, Valores e Saúde na Escola pela USP eUNIVESP. Cursou pós-graduação em História, Cultura e Sociedade pela PUC-SP / COGEA. Atuou durante 15 anos como professora de Sociologia e coordenou a área de Ciências Humanas em um renomado colégio paulistano. Foi diretora pedagógica em um cursinho pré-vestibular de educação popular. Atualmente leciona Ciências Sociais Aplicadas no ensino superior. É pesquisadora de Mídias Sociais no Brazilian Research and Studies Center (BRaS), é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Diferenciação Sócio-Cultural (GEPEDISC-Unicamp) e do Laboratório de História e Meio Ambiente-Labhima (UNESP).

Referências

ANDERSEN, K., OHME, J., BJARNOE, C., BORDACCONI, M. J., ALBAEK, E., DE VREESE, C. H. Generational Gaps in Political Media Use and Civic Engagement: From Baby Boomers to Generation Z. Londres: Routledge, 2020.

CANDIDO, A. Florestan Fernandes. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2001.

CARVALHO, J. M. de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

CERQUEIRA, L. Florestan Fernandes: vida e obra. São Paulo: Expressão Popular, 2004.

DA MATTA, R. A Casa & a Rua: espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil. Rio de Janeiro: Guanabara, 1997.

FERNANDES, F. Educação e sociedade no Brasil. São Paulo: Editora Dominus, 1996.

FERNANDES, F. A integração do negro na sociedade de classes: Ensaio de interpretação sociológica. Volume 1. São Paulo: Globo Livros, 2008a.

FERNANDES, F. A integração do negro na sociedade de classes: No limiar de uma nova era. Volume 2. São Paulo: Globo Livros, 2008b.

FERNANDES, F. Mudanças sociais no Brasil. São Paulo: Global Editora, 2008c.

FERNANDES, F. O negro no mundo dos brancos. São Paulo: Global Editora, 2013.

FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação - uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Moraes, 1980.

FREIRE, P. Pedagogia da Esperança. São Paulo: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, P. A construção de uma nova cultura política. Fórum de Participação Popular nas Administrações Municipais. Poder local, participação popular e construção da cidadania, [s. l.], 1995.

GADOTTI, M. Lições de Freire. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 23, n. 1-2, jan. 1997. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rfe/article/view/59588/62687. Acesso em: 1 nov. 2023.

HEISE, R.; KENNER, S. Citizenship Education and the Digital Sphere: Addressing Hate Speech, Intersectional Discrimination and Fake News Online. In: SUPIK, Linda et al. (ed.). Gender, Race and Inclusive Citizenship: Dialoge zwischen Aktivismus und Wissenschaft, Wiesbaden: Springer VS, 2022. p. 415-430. Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-658-36391-8_17. Acesso em: 1 nov. 2023.

PONTUAL, P. de C. Contribuições de Paulo Freire e da Educação Popular à construção do sistema educacional brasileiro. Revista E-Curriculum, São Paulo, v.7, n.3, dez. 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/7592. Acesso em: 1 nov. 2023.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

CASTRO, C. P. de; VETORAZO, F. H. CONSTRUINDO UMA CIDADANIA PLENA: EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E PARTICIPAÇÃO CRÍTICA A PARTIR DAS IDEIAS DE FERNANDES, FREIRE E DAMATTA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 3, p. 658–668, 2023. DOI: 10.5216/ia.v48i3.76595. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/76595. Acesso em: 18 nov. 2024.