CONSTRUINDO UMA CIDADANIA PLENA: EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E PARTICIPAÇÃO CRÍTICA A PARTIR DAS IDEIAS DE FERNANDES, FREIRE E DAMATTA

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DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.76595

Résumé

Este estudo analisa a interseção entre educação, tecnologia e cidadania na busca por uma sociedade justa e participativa. Com base em Florestan Fernandes, Paulo Freire e Roberto DaMatta, destaca-se a relevância da educação como ferramenta de mudança social, libertação e conscientização das estruturas opressivas. A era digital apresenta desafios e oportunidades para a formação de cidadãos digitais engajados e críticos. A integração dessas ideias com as potencialidades tecnológicas permite promover uma educação transformadora, capacitando os alunos como agentes de mudança em uma sociedade mais equitativa. Superar as disparidades digitais e oferecer formação adequada aos educadores é fundamental.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Transformadora; Participação Crítica; Participação Cidadã; Cidadania Digital.

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Claudia Pires de Castro, Universidade de Viena (UNIVIE), Viena, Áustria, claudiapires.br@gmail.com

Mestra em Jornalismo e Ciências da Comunicação (Universidade de Viena) e Mestranda em Ciências Política na mesma universidade. Especialista em Marketing (Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM) e Bacharel em Propaganda e Publicidade (Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP). Atualmente faz parte do Comitê de Apoio Técnico Científico da Plataforma de Dados Brasileiros no exterior e do Comitê Acadêmico do Brazilian Research and Studies Center (BRaS) onde também é responsável pelo Departamento de Comunicação e Relações Públicas e coordena o Grupo de Pesquisas de Mídias Sociais. É membro dos Grupos de Pesquisas DIASPOTICS: migrações / diásporas / tics (UFRJ), Laboratório de História e Meio Ambiente-Labhima (UNESP) e Grupo de Pesquisa em Mídias, Tecnologias e História (UFT) todos do CNPq.

Francisca Helena Vetorazo, Universidade de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil, vetorazohelena@gmail.com

Antropóloga, formada pela Universidade de São Paulo (USP), Doutora em Educação e Mestra em Ciências Sociais na Educação pela Universidade de Campinas (Unicamp). É especialista em Psicopedagogia com ênfase em Educação Inclusiva pela Faculdade Metropolitana de São Paulo. É especialista em Ética, Valores e Saúde na Escola pela USP eUNIVESP. Cursou pós-graduação em História, Cultura e Sociedade pela PUC-SP / COGEA. Atuou durante 15 anos como professora de Sociologia e coordenou a área de Ciências Humanas em um renomado colégio paulistano. Foi diretora pedagógica em um cursinho pré-vestibular de educação popular. Atualmente leciona Ciências Sociais Aplicadas no ensino superior. É pesquisadora de Mídias Sociais no Brazilian Research and Studies Center (BRaS), é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Diferenciação Sócio-Cultural (GEPEDISC-Unicamp) e do Laboratório de História e Meio Ambiente-Labhima (UNESP).

Références

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Publié-e

2023-12-29

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CASTRO, C. P. de; VETORAZO, F. H. CONSTRUINDO UMA CIDADANIA PLENA: EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E PARTICIPAÇÃO CRÍTICA A PARTIR DAS IDEIAS DE FERNANDES, FREIRE E DAMATTA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 3, p. 658–668, 2023. DOI: 10.5216/ia.v48i3.76595. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/76595. Acesso em: 21 déc. 2024.