CONSTRUIR UNA CIUDADANÍA PLENA: EDUCACIÓN, TECNOLOGÍA Y PARTICIPACIÓN CRÍTICA A PARTIR DE LAS IDEAS DE FERNANDES, FREIRE Y DAMATTA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.76595

Resumen

Este estudio analiza la intersección entre educación, tecnología y ciudadanía en busca  de una sociedad justa y participativa. Basándose en Florestan Fernandes, Paulo Freire y Roberto DaMatta, destaca la relevancia de la educación como herramienta para el cambio social, la liberación y la toma de conciencia de las estructuras opresivas. La era digital presenta desafíos y oportunidades para la formación de ciudadanos digitales comprometidos y críticos. La integración de estas ideas con las potencialidades tecnológicas permite promover una educación transformadora, empoderando a los estudiantes como agentes de cambio en una sociedad más equitativa. Es fundamental superar las disparidades digitales y ofrecer una formación adecuada a los educadores.

PALABRAS CLAVE: Educación Transformadora; Participación Crítica; Participación Diudadana; Ciudadanía Digital.

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Biografía del autor/a

Claudia Pires de Castro, Universidade de Viena (UNIVIE), Viena, Áustria, claudiapires.br@gmail.com

Mestra em Jornalismo e Ciências da Comunicação (Universidade de Viena) e Mestranda em Ciências Política na mesma universidade. Especialista em Marketing (Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM) e Bacharel em Propaganda e Publicidade (Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP). Atualmente faz parte do Comitê de Apoio Técnico Científico da Plataforma de Dados Brasileiros no exterior e do Comitê Acadêmico do Brazilian Research and Studies Center (BRaS) onde também é responsável pelo Departamento de Comunicação e Relações Públicas e coordena o Grupo de Pesquisas de Mídias Sociais. É membro dos Grupos de Pesquisas DIASPOTICS: migrações / diásporas / tics (UFRJ), Laboratório de História e Meio Ambiente-Labhima (UNESP) e Grupo de Pesquisa em Mídias, Tecnologias e História (UFT) todos do CNPq.

Francisca Helena Vetorazo, Universidade de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil, vetorazohelena@gmail.com

Antropóloga, formada pela Universidade de São Paulo (USP), Doutora em Educação e Mestra em Ciências Sociais na Educação pela Universidade de Campinas (Unicamp). É especialista em Psicopedagogia com ênfase em Educação Inclusiva pela Faculdade Metropolitana de São Paulo. É especialista em Ética, Valores e Saúde na Escola pela USP eUNIVESP. Cursou pós-graduação em História, Cultura e Sociedade pela PUC-SP / COGEA. Atuou durante 15 anos como professora de Sociologia e coordenou a área de Ciências Humanas em um renomado colégio paulistano. Foi diretora pedagógica em um cursinho pré-vestibular de educação popular. Atualmente leciona Ciências Sociais Aplicadas no ensino superior. É pesquisadora de Mídias Sociais no Brazilian Research and Studies Center (BRaS), é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Diferenciação Sócio-Cultural (GEPEDISC-Unicamp) e do Laboratório de História e Meio Ambiente-Labhima (UNESP).

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Publicado

2023-12-29

Cómo citar

CASTRO, C. P. de; VETORAZO, F. H. CONSTRUIR UNA CIUDADANÍA PLENA: EDUCACIÓN, TECNOLOGÍA Y PARTICIPACIÓN CRÍTICA A PARTIR DE LAS IDEAS DE FERNANDES, FREIRE Y DAMATTA. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 48, n. 3, p. 658–668, 2023. DOI: 10.5216/ia.v48i3.76595. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/76595. Acesso em: 27 sep. 2024.