O USO DE DOCUMENTÁRIOS NO ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA: UMA ANÁLISE DO EPISÓDIO GUERRAS DA CONQUISTA NA SÉRIE GUERRAS DO BRASIL.DOC
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.76387Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar o uso do gênero cinematográfico “documentário” no ensino de história, especialmente no ensino de história indígena, tomando como referência o primeiro episódio da série documental Guerras do Brasil.doc, denominado As Guerras da Conquista, dirigida por Luís Bolognesi. Através de revisão bibliográfica buscou-se compreender as especificidades do cinema documental para o ensino de história, as necessidades e déficits no campo da história indígena e as possíveis contribuições do documentário em análise às mais recentes discussões sobre esta temática. Por fim, como resultado desta análise, foram explorados os potenciais didáticos da obra e sua aplicação em sala de aula, incluindo-se a possibilidade do uso da mesma na aplicação de metodologias ativas e sua contribuição para a formação cidadã na educação básica.
PALAVRAS-CHAVE: Documentário; Ensino de História; Povos Indígenas; Guerras da Conquista.
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