O USO DE DOCUMENTÁRIOS NO ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA: UMA ANÁLISE DO EPISÓDIO GUERRAS DA CONQUISTA NA SÉRIE GUERRAS DO BRASIL.DOC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.76387

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar o uso do gênero cinematográfico “documentário” no ensino de história, especialmente no ensino de história indígena, tomando como referência o primeiro episódio da série documental Guerras do Brasil.doc, denominado As Guerras da Conquista, dirigida por Luís Bolognesi. Através de revisão bibliográfica buscou-se compreender as especificidades do cinema documental para o ensino de história, as necessidades e déficits no campo da história indígena e as possíveis contribuições do documentário em análise às mais recentes discussões sobre esta temática. Por fim, como resultado desta análise, foram explorados os potenciais didáticos da obra e sua aplicação em sala de aula, incluindo-se a possibilidade do uso da mesma na aplicação de metodologias ativas e sua contribuição para a formação cidadã na educação básica.

PALAVRAS-CHAVE: Documentário; Ensino de História; Povos Indígenas; Guerras da Conquista.

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Biografia do Autor

Juliana Marques de Almeida, Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), São João Evangelista, Minas Gerais, Brasil, juliana.jma1000@gmail.com

Licenciada em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/2020). Especialista em Ensino e Tecnologias Educacionais com Ênfase em Educação em Humanidades pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG/2023).

 

Larissa Carvalho Sandes, Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), São João Evangelista, Minas Gerais, Brasil, carvalhos.larissa@gmail.com

Licenciada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/2012). Especialista em Metodologia do Ensino de História pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais (Ipemig/2019). Especialista em Atendimento Educacional Especializado pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais (Ipemig/2021). Especialista em Ensino e Tecnologias Educacionais com Ênfase em Educação em Humanidades pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG/2023).

 

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

ALMEIDA, J. M. de; SANDES, L. C. O USO DE DOCUMENTÁRIOS NO ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA: UMA ANÁLISE DO EPISÓDIO GUERRAS DA CONQUISTA NA SÉRIE GUERRAS DO BRASIL.DOC. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 3, p. 843–858, 2023. DOI: 10.5216/ia.v48i3.76387. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/76387. Acesso em: 27 abr. 2024.