PRODUÇÃO AUDIOVISUAL COM MULHERES DA AMAZÔNIA: PESQUISA E MEMÓRIA DE TRAJETÓRIAS EDUCACIONAIS EM TERRITÓRIOS DO CAMPO, DAS ÁGUAS E DAS FLORESTAS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.76680Palavras-chave:
Educação do Campo; Mulheres da Amazônia; Produção Audiovisual; Memória.Resumo
Este estudo objetiva refletir acerca das memórias de mulheres egressas e estudantes da Licenciatura em Educação do Campo: Ciências Agrárias e Biologia – LEdoC da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP, Campus Mazagão. A produção audiovisual de minidocumentários tem como foco as memórias da trajetória dessas mulheres no percurso educacional e acadêmico, em diferentes territórios da Amazônia Amapaense. A metodologia escolhida foi a pesquisa de campo, com abordagem qualitativa do tipo descritivo-analítica, combinando métodos da pesquisa-ação e história oral de Mulheres do Campo, das Águas e das Florestas, por meio da produção de (auto)cartografias, escrevivências e minidocumentários, em diferentes territórios da Amazônia Amapaense. Como resultado, este estudo contribuiu para compreender formas de luta e resistência de mulheres camponesas, apresentando as mudanças de percepção, empoderamento e autorreconhecimento vivenciados em sua formação na universidade pública.
PALAVRAS-CHAVE: Educação do Campo; Mulheres da Amazônia; Produção Audiovisual; Memória.
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