PRODUÇÃO AUDIOVISUAL COM MULHERES DA AMAZÔNIA: PESQUISA E MEMÓRIA DE TRAJETÓRIAS EDUCACIONAIS EM TERRITÓRIOS DO CAMPO, DAS ÁGUAS E DAS FLORESTAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.76680

Palavras-chave:

Educação do Campo; Mulheres da Amazônia; Produção Audiovisual; Memória.

Resumo

Este estudo objetiva refletir acerca das memórias de mulheres egressas e estudantes da Licenciatura em Educação do Campo: Ciências Agrárias e Biologia – LEdoC da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP, Campus Mazagão. A produção audiovisual de minidocumentários tem como foco as memórias da trajetória dessas mulheres no percurso educacional e acadêmico, em diferentes territórios da Amazônia Amapaense. A metodologia escolhida foi a pesquisa de campo, com abordagem qualitativa do tipo descritivo-analítica, combinando métodos da pesquisa-ação e história oral de Mulheres do Campo, das Águas e das Florestas, por meio da produção de (auto)cartografias, escrevivências e minidocumentários, em diferentes territórios da Amazônia Amapaense. Como resultado, este estudo contribuiu para compreender formas de luta e resistência de mulheres camponesas, apresentando as mudanças de percepção, empoderamento e autorreconhecimento vivenciados em sua formação na universidade pública.

 PALAVRAS-CHAVE: Educação do Campo; Mulheres da Amazônia; Produção Audiovisual; Memória.

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Biografia do Autor

Debora Mate Mendes, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Mazagão, Brasil, bedamate@hotmail.com

Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2020), mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2011) e graduação em Pedagogia Anos Iniciais: Crianças Jovens e Adultos pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2006). É professora no curso de Licenciatura em Educação do Campo: Ciências Agrárias e Biologia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP.

Eliane Aparecida Cabral da Silva, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Macapá, Brasil, lianecabral@unifap.br

Doutora em Geografia pelo IGE/UNICAMP. Bacharela, Licenciada e Mestra em Geografia pela UFMS. Atualmente é Professora Adjunto III na Universidade Federal do Amapá, onde coordena o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Geográfica - NEPEEGEO e o Laboratório de Pesquisa e Ensino em Geografia do Departamento de Filosofia e Ciências Humana. Atua e pesquisa nas áreas de Ensino de Geografia e Geografia Urbana, trabalhando com os seguintes temas: produção do espaço urbano, práticas, metodologias e linguagens no ensino de geografia. Desde 2018 é coordenadora de área pela Geografia na UNIFAP do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/PIBIB.

Marlo dos Reis, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Mazagão, Brasil, marloreis@unifap.br

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Pará, Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amapá, Pedagogo, Professor Assistente II na Universidade Federal do Amapá - UNIFAP. Pesquisador em Educação do Campo, Movimentos Sociais, Política Educacional.

Suany Rodrigues da Cunha, Instituto Federal do Amapá (IFAP), Macapá, Brasil, suany.cunha@ifap.edu.br

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá (2013). Especialização em Educação Especial e Inclusiva pelo Instituto Superior do Amapá (2013). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Pará (2015). Atualmente atua como Professora no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Amapá - Campus Macapá. Tem experiência na área de Educação, em pesquisas com ênfase em educação do campo, condições de trabalho docente, prática pedagógica, escolas com classes multisseriadas, educação inclusiva e coordenação pedagógica. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia (GEPERUAZ) e Juventude Rural, Educação do Campo e Movimentos Sociais na Amazônia (JUREMA)

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

MENDES, D. M.; SILVA, E. A. C. da; REIS, M. dos; CUNHA, S. R. da. PRODUÇÃO AUDIOVISUAL COM MULHERES DA AMAZÔNIA: PESQUISA E MEMÓRIA DE TRAJETÓRIAS EDUCACIONAIS EM TERRITÓRIOS DO CAMPO, DAS ÁGUAS E DAS FLORESTAS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 3, p. 811–829, 2023. DOI: 10.5216/ia.v48i3.76680. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/76680. Acesso em: 20 nov. 2024.