PRODUCCIÓN AUDIOVISUAL CON MUJERES DE LA AMAZONÍA: INVESTIGACIÓN Y MEMORIA DE TRAYECTORIAS EDUCATIVAS EN TERRITORIOS DE CAMPO, DAS ÁGUAS Y DAS FLORESTAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.76680

Palabras clave:

Educação do Campo; Mulheres da Amazônia; Produção Audiovisual; Memória.

Resumen

Este estudio tiene como objetivo reflexionar sobre las memorias de mujeres graduadas y estudiantes de la Licenciatura en Educación Rural: Ciencias Agrícolas y Biología - LEdoC de la Universidad Federal de Amapá – UNIFAP, Campus Mazagão. La producción audiovisual de mini documentales se centra en las memorias de la trayectoria de estas mujeres en el camino educativo y académico, en diferentes territorios de la Amazonía Amapaense. La metodología elegida fue la investigación de campo, con abordaje cualitativo de tipo descriptivo-analítico, combinando métodos de investigación acción e historia oral de Mujeres do Campo, das Águas y das Florestas, a través de la producción de (auto)cartografías, escritos y mini documentales, en diferentes territorios de la Amazonía Amapaense. Como resultado, este estudio contribuyó a comprender las formas de lucha y resistencia de las mujeres campesinas, presentando los cambios de percepción, empoderamiento y autorreconocimiento experimentados en su formación en la universidad pública.

PALABRAS CLAVE: Educación Rural; Mujeres de la Amazonia; Producción Audiovisual; Memoria.

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Biografía del autor/a

Debora Mate Mendes, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Mazagão, Brasil, bedamate@hotmail.com

Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2020), mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2011) e graduação em Pedagogia Anos Iniciais: Crianças Jovens e Adultos pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2006). É professora no curso de Licenciatura em Educação do Campo: Ciências Agrárias e Biologia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP.

Eliane Aparecida Cabral da Silva, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Macapá, Brasil, lianecabral@unifap.br

Doutora em Geografia pelo IGE/UNICAMP. Bacharela, Licenciada e Mestra em Geografia pela UFMS. Atualmente é Professora Adjunto III na Universidade Federal do Amapá, onde coordena o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Geográfica - NEPEEGEO e o Laboratório de Pesquisa e Ensino em Geografia do Departamento de Filosofia e Ciências Humana. Atua e pesquisa nas áreas de Ensino de Geografia e Geografia Urbana, trabalhando com os seguintes temas: produção do espaço urbano, práticas, metodologias e linguagens no ensino de geografia. Desde 2018 é coordenadora de área pela Geografia na UNIFAP do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/PIBIB.

Marlo dos Reis, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Mazagão, Brasil, marloreis@unifap.br

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Pará, Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amapá, Pedagogo, Professor Assistente II na Universidade Federal do Amapá - UNIFAP. Pesquisador em Educação do Campo, Movimentos Sociais, Política Educacional.

Suany Rodrigues da Cunha, Instituto Federal do Amapá (IFAP), Macapá, Brasil, suany.cunha@ifap.edu.br

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá (2013). Especialização em Educação Especial e Inclusiva pelo Instituto Superior do Amapá (2013). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Pará (2015). Atualmente atua como Professora no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Amapá - Campus Macapá. Tem experiência na área de Educação, em pesquisas com ênfase em educação do campo, condições de trabalho docente, prática pedagógica, escolas com classes multisseriadas, educação inclusiva e coordenação pedagógica. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia (GEPERUAZ) e Juventude Rural, Educação do Campo e Movimentos Sociais na Amazônia (JUREMA)

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Publicado

2023-12-29

Cómo citar

MENDES, D. M.; SILVA, E. A. C. da; REIS, M. dos; CUNHA, S. R. da. PRODUCCIÓN AUDIOVISUAL CON MUJERES DE LA AMAZONÍA: INVESTIGACIÓN Y MEMORIA DE TRAYECTORIAS EDUCATIVAS EN TERRITORIOS DE CAMPO, DAS ÁGUAS Y DAS FLORESTAS. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 48, n. 3, p. 811–829, 2023. DOI: 10.5216/ia.v48i3.76680. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/76680. Acesso em: 17 jul. 2024.