UM ESTUDO-MERGULHO DAS PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS EXIBIDAS NA IIª MOSTRA [EM]CURTAS: A MANIFESTAÇÃO DO CINEMA DE FLUXO NA PRODUÇÃO INDEPENDENTE BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.75810

Resumo

Este trabalho foi produzido por organizadores da Mostra Audiovisual [em]curtas e propõe um estudo sobre a Mostra e sobre os filmes que foram exibidos na sessão titulada Maio [em]casa de maio de 2021. Vinculado a esse objetivo, buscamos estudar o cinema de fluxo, compreendê-lo e identificar como ele se manifestou nos curtas-metragens que compuseram tal catálogo. E a partir desse encontro-estudo, produzir tecituras sobre as obras, relacionadas às teorias fílmicas da Diferença, trazendo o que emergiu após assistir os curtas e sermos afetados por eles. Por fim, percebemos que o cinema de fluxo que popularizou a partir dos anos 90, influenciou a estética dos novos produtores que participaram da Mostra [em]curtas, quando nos deparamos com obras que questionam o real, editados com mudanças abruptas de planos, que demandam do espectador uma imersão sensorial, guiada por um pensamento articulado, onde o tempo não passa pela ordem do racional, mas do sensível, do afeto. A partir do contato com os filmes e dos estudos deles, podemos aprimorar nossas maneiras de entender e habitar novos mundos, reconhecer como se comporta uma geração de produtores num período pandêmico, e como eles trabalham para desencadear suas narrativas e histórias no audiovisual.

PALAVRAS-CHAVE: Mostra de Cinema; Filosofia Fílmica. Mídias. Projeto de Extensão. Estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keyme Gomes Lourenço, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, keymelourenco@gmail.com

Biólogo, Pedagogo, Mestre e Doutorando em Educação Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Diretor da Mostra Audiovisual [em]curtas e do Projeto Apropria Umuarama. Pesquisador do Grupo de Pesquisa UIVO: matilha de criação, arte e vida (UFU). Trabalho com Educação, Imagens e Filosofia da Diferença, pesquisando temáticas como Antropoceno, Cinema, Paisagens e Arte.

Referências

A VISÃO dentro do Quadrado; Direção: Wenny Mirielle (Uenni). Produção: Wenny Mirielle B. Misael. Brasil, Recife, 2020 (07h 37min).

ALCATEIA; Direção: Carolina Castilho. Produção: Carolina Castilho; Daniel Mota. Brasil, Indaiatuba, 2020 (17h 35min).

AUSÊNCIA; Direção: Igor Cardoso. Produção: Igor Luiz Cardoso Santana; Kleber Wandel Silva; Ian Vitor Reis. Brasil, Santana, 2021 (12h 58min).

BARROSO, Luís Roberto. A Democracia sob pressão: o que está acontecendo no mundo e no Brasil. CEBRI-Revista: Brazilian Journal of International Affairs, n. 1, p. 33-56, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.54827/issn2764-7897.cebri2022.01.02.02.33-56.pt. Acesso em: 1 jan. 2023.

BAZIN, André. A ontologia da imagem fotográfica. In: BAZIN, André. O Cinema: ensaios. São Paulo: Editora Brasiliense, 1991, p.19-26.

BLOCO do Isolamento; Direção: Daniel Barros. Produção: Vanessa Beltrão; Video Mapping; Felipe Ferraz. Brasil, Olinda, 2021 (10min).

BOUQUET, Stéphane. Plan contre flux. In: Cahiers du Cinéma, Paris, n. 566, março de 2002, p. 46-47.

CAFÉ com Rebu; Direção: Danny Barbosa. Produção: Danny Barbosa. Brasil, João Pessoa, 2020 (13h 5min).

CRONOTOPO; Direção: Diogo D’Melo. Produção: Mariana Costa. Brasil, Juiz de Fora, 2020 (4h 30min).

CUNHA, Emiliano Fischer. Cinema de fluxo no Brasil: filmes que pensam o sensível. 2014. 171 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014. Disponível em: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4564.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia 2, vol. 1. São Paulo: Editora 34, 2011.

DELEUZE, Gilles. A Imagem-tempo: cinema 2. São Paulo: Brasiliense, 2007.

DEZ CONTO; Direção: Bruno Maciel. Produção: Bruno Souza Maciel; Gabriel Rodrigues Dos Passos; Jean Aparecido de Carvalho; Luiz Gustavo Macedo Ferreira; Matheus Henrique Ribeiro dos Santos. Brasil, São Paulo, 2020 (18min).

ELEPHANT; Direção: Gus Van Sant. Produção: HBO. EUA, 2003 (81min).

EXPERIMENTO = Casa Entre Vértebras - Carta 22; Direção: Ronei Vieira. Produção: Ronei Vieira. Brasil, Goiânia, 2021 (6h 1min).

FARDOS Invisíveis; Direção: Eudaldo Monção Jr; Isabela Martins; Meire Oliveira Silva; Raquel Matias; Renan Monteiro. Produção: Eudaldo Monção Jr; Isabela Martins; Meire Oliveira Silva; Raquel Matias; Renan Monteiro. Brasil, Portugal, 2020 (11min).

FRANÇA, Luiza. A linguagem cinematográfica de Wong Kar-Wai: a estética como narrativa nos filmes Amores Expressos e Anjos Caídos. Revista MIGUEL, n. 4, jan-jun, 2021. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53114@1. Acesso em: 1 out. 2023.

FRANCES Ha; Direção: Noah Baumbach. Produção: IFC Films. EUA, New York, 2012 (85min).

HISTÓRIA DE um casamento; Direção: Noah Baumbach. Produção: David Heyman; Noah Baumbach. Heyday Films; Netflix. EUA, 2019 (2h 16min).

INSULAR; Direção: Victor Capilé; Marianna Quintanilha. Produção: Lumofilms. Brasil, Rio De Janeiro, 2020 (2h 6min).

JANELAS Daqui; Direção: Luciano Vidigal; Arthur Sherman. Produção: Dualto Produções; Okuti Cine e Video. Co-produção: Link Digital; Bando Sonoro. Brasil, Rio de Janeiro, 2020 (15min).

JOYARD, Olivier. C’est quoi ce plan? In: Cahiers du Cinéma, Paris, n. 580, junho de 2003, p. 26-27.

LALANNE, Jean-Marc. C’est quoi ce plan? In: Cahiers du Cinéma, Paris, n. 569, junho de 2002, p.26-27.

LIMBO; Direção: Davi Magoo Trindade. Produção: Davi Henrique Braga Trindade. Brasil, São Paulo, 2021 (3h 19min).

LOURENÇO, Keyme Gomes. Cinecartografando imagens aberrantes entre camadas, paisagens, educação e cinema. 2022. 69 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2022. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.7. Acesso em: 1 out. 2023.

LOURENÇO, Keyme Gomes; PIMENTA, Thaís Barros. Cinecartografando as imagens de filmes do circuito de mostras ambientais brasileiras: mergulhos entre paisagens, ecologias, artes e Antropoceno. E-cadernos CES, Coimbra – Portugal, n. 38, 2022.

Disponível em: http://journals.openedition.org/eces/7815. Acesso em: 1 out. 2023.

NÃO se pode abraçar uma memória; Direção: Pedro Tavares. Produção: Pedro Tavares. Brasil, Rio de Janeiro, 2020 (9h 5min).

PROFUNDAMENTE Eu; Direção: Jand Sampaio. Produção: Isadora Nascimento. Brasil, Rio de Janeiro, 2021 (2h 52min).

QUANDT, James. Flesh & blood: sex and violence in recent french cinema. In: Artforum, Nova Iorque, v. 42, n. 6, fev. 2004. Disponível em: https://www.artforum.com/features/flesh-blood-sex-and-violence-in-recent-french-cinema-168041/. Acesso em: 30 set. 2023.

SALES, T. A.; VAZ, T.; GARLET; F. R.; ESTEVINHO, L. F. D.; LOURENÇO, K. G.; BORGES, N. C. M. Tricotando janelas: encontros e desencontros à espreita de um pesquisar. Alegrar, Campinas, v. 26, ago./dez., p. 375-392, 2020. Disponível em: https://alegrar.com.br/dossie-26-44/. Acesso em: 1 out. 2023.

SAUDADE; Direção: Marcos Alfa. Produção: Marcos Alfa. Brasil, Niterói, 2021 (2h 33min.).

SEREMOS Ouvidas; Direção: Larissa Nepomuceno. Produção: Larissa Nepomuceno; Lucía Alonso; Lucas Veiga. Brasil, Curitiba, 2021 (12h 55min).

THE MEYEROWITZ stories: new and selected. Direção: Noah Baumbach. Produção: Netflix. EUA, 2017 (112 min).

TRANSETROPICAL; Direção: João Ricardo Paulino. Produção: Pedro Fiuza. Brasil, Natal, 2020 (5h 29min).

UM CERTO mal-estar; Direção: Tiago Calmon. Produção: Tiago Calmon. Brasil, Olinda, 2021 (8h 1min).

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

LOURENÇO, K. G. UM ESTUDO-MERGULHO DAS PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS EXIBIDAS NA IIª MOSTRA [EM]CURTAS: A MANIFESTAÇÃO DO CINEMA DE FLUXO NA PRODUÇÃO INDEPENDENTE BRASILEIRA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 3, p. 710–726, 2023. DOI: 10.5216/ia.v48i3.75810. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/75810. Acesso em: 27 abr. 2024.