A FACE POLÍTICA DO SISTEMA MINEIRO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR: OS IDEAIS DO ESTADO CONFIGURADOS EM INTERFACES

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DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.76129

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar a face política do Sistema Mineiro de Administração Escolar (SIMADE) a partir da associação entre as interfaces e os princípios educacionais emanados pelo Estado de Minas Gerais no período de 2008 a 2018. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa composta de aplicação de questionário para os usuários do sistema (secretários escolares) e revisão de literatura. Constata-se que a face política do SIMADE oculta os mecanismos de poder, dominação e regulação emanados do Estado, incutindo nos secretários uma visão apenas operacional do sistema. Portanto, as interfaces configuram as práticas sistêmicas, utilitaristas e pragmáticas em prol dos princípios do Estado.

Palavras-chave: Estado. Face política. SIMADE. Interfaces.

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Biografia do Autor

Carla da Conceição de Lima, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina, Minas Gerais, Brasil, carla.lima@ufvjm.edu.br

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (PPGED/UFVJM). É uma das coordenadoras do Laboratório de Tecnologias e Políticas Educacionais (LATEPE/UFVJM) e pesquisadora dos Grupos de Pesquisa Gestão e Qualidade da Educação (GESQ) e Discursos da Educação e Tecnologia (DEdTec), ambos da PUC-Rio.

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

LIMA, C. da C. de. A FACE POLÍTICA DO SISTEMA MINEIRO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR: OS IDEAIS DO ESTADO CONFIGURADOS EM INTERFACES. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 3, p. 916–934, 2023. DOI: 10.5216/ia.v48i3.76129. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/76129. Acesso em: 27 abr. 2024.