PROMOVENDO ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR: DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO ASSISTIVO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM CURSOS DE ENGENHARIA

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.79074

Mots-clés :

Deficiência Visual; Tecnologia Assistiva; Inclusão Educacional.

Résumé

A Tecnologia Assistiva (TA) tem se destacado como um recurso valioso no Ensino Superior, especialmente para alunos com deficiência visual em cursos de Engenharia. Este estudo teórico-prático aborda a criação de um protótipo assistivo, incluindo uma protoboard adaptada e um multímetro falante, além de um aplicativo móvel desenvolvido para auxiliar na programação e no controle de sensores e componentes eletrônicos para pessoas com deficiência visual. A pesquisa enfatiza a importância dessas ferramentas na melhoria da acessibilidade e na facilitação do processo de aprendizagem em laboratórios, argumentando que tais dispositivos são essenciais para a inclusão efetiva de estudantes com deficiência visual em diversas áreas de estudo.

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Giordano Muneiro Arantes, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil, giordanomarantes@gmail.com

Doutorando em Engenharia Elétrica, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil.

Luiz Cesar Martini, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil, martini@unicamp.br

Doutor em Engenharia Elétrica, Pesquisador, Professor, Universidade Estadual de Campinas, SP, Brasil.

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2024-09-01

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ARANTES, G. M.; MARTINI, L. C. PROMOVENDO ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR: DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO ASSISTIVO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM CURSOS DE ENGENHARIA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. ed.especial, p. 809–823, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49ied.especial.79074. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/79074. Acesso em: 26 sept. 2024.