PROMOVENDO ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR: DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO ASSISTIVO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM CURSOS DE ENGENHARIA
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.79074Mots-clés :
Deficiência Visual; Tecnologia Assistiva; Inclusão Educacional.Résumé
A Tecnologia Assistiva (TA) tem se destacado como um recurso valioso no Ensino Superior, especialmente para alunos com deficiência visual em cursos de Engenharia. Este estudo teórico-prático aborda a criação de um protótipo assistivo, incluindo uma protoboard adaptada e um multímetro falante, além de um aplicativo móvel desenvolvido para auxiliar na programação e no controle de sensores e componentes eletrônicos para pessoas com deficiência visual. A pesquisa enfatiza a importância dessas ferramentas na melhoria da acessibilidade e na facilitação do processo de aprendizagem em laboratórios, argumentando que tais dispositivos são essenciais para a inclusão efetiva de estudantes com deficiência visual em diversas áreas de estudo.
Téléchargements
Références
ADAM, D. L.; NASCIMENTO, I. Z.; OKIMOTO, M. L. L. R. Mapeamento de Recursos Digitais de Tecnologia Assistiva: Interação multimodal para pessoas com deficiência visual e cegas. In: PASSOS, R. PARREIRA, F. J. ULBRICHT, V. R. (Org.). A inovação emergente: tecnologias e interfaces. Goiânia, GO: Universidade Federal de Goiás, art.5, p.26-36, 2019. Disponível em: https://publica.ciar.ufg.br/ebooks/cinahpa_a_inovacao_emergente/artigo_4.html. Acesso em: 8 fev. 2023.
ALMEIDA, W. D.; BARBOSA, N. T. B.; ROSA, V. O ensino de resistores para deficientes visuais, por meio do uso do arduino. Arquivos do Mudi, v. 24, n. 3, p. 149-156, 2020. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/55713. Acesso em: 4 fev. 2023.
ARANTES, G. M. Desenvolvimento de material didático no contexto educacional: exemplos na disciplina de física para o ensino médio. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637260. Acesso em: 5 abr. 2023.
ARAÚJO, M. S. T. de; ABIB, M. L. V. dos S. Atividade experimentais no ensino de física. Diferentes enfoques, diferentes finalidades. Revista Brasileira do Ensino de Física. v. 25, n. 2, 2003.
BARBOSA, L. M. M; GUEDES, D. M. Deficiência visual no Ensino Superior e a acessibilidade com o auxílio dos docentes. Intr@ciência. Revista científica. Faculdade do Guarujá, São Paulo, ed. 19 jun. 2020.
BORGES, J. A. dos S. Do Braille ao Dosvox: diferenças nas vidas dos cegos brasileiros. 2009. Tese (Doutorado). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
BRAGA, D. B. Ambientes digitais: reflexões teóricas e práticas. São Paulo: Cortez, 2013.
BRASIL. Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999. Dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3298.htm. Acesso em: 10 mar. 2020.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em: 12 jun. 2022.
BRASIL. Lei nº 13.409, de 28 de dezembro de 2016. Dispõe sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13409.htm. Acesso em 10 nov. 2022.
BRASIL. Governo Federal, institui, conforme disposto na Lei 13.146/2015 o Decreto 10.094 de 2019, o Plano Nacional da Legislação em Tecnologia Assistiva (TA). Disponível em: https://www.planalto.gov.br>2019>decreto>d10094. Acesso em: 10 fev. 2021.
INDIA, G.; RAMAKRISHNA, G.; PAL, J.; SWAMINATHAN, M., 2020. Conceptual Learning through Accessible Play: Project Torino and Computational Thinking for Blind Children in India. In: Proceedings of the 2020. International Conference on Information and Communication Technologies and Development (ICTD2020). Association for Computing Machinery, New York, NY, USA, Art. 6, p. 1-11, 2020.
LAKSHAY. D. V. G. Talking Multimeter and LCR Meter: Accessible for Blind or Visually Impaired Persons (VIPs). 2021 9th International Conference on Reliability, Infocom Technologies and Optimization (Trends and Future Directions) (ICRITO), Noida, India, pg. 1-4, 2021. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/9596400. Acesso em: 02 mar. 2023.
MANTOAN, M. T. E. Uma escola mais que especial: o mote da inclusão. XX Encontro Nacional de Professores do PROEPRE. Águas de Lindóia, São Paulo, 2003.
MEJÍA, P.; MARTINI, L. C.; GRIJALVA, F.; ZAMBRANO, A. M. CASVI: Computer Algebra System Aimed at Visually Impaired People. Experiments. In IEEE Access, v. 9, p. 157021-157034, 2021.
PETITTO, S. Projetos de trabalho em informática: desenvolvimento de competências. Campinas: Papirus, 2003.
PIERO A. B. P. D., ARAUJO, I. M. Dosvox: possibilidades de uso pedagógico no processo de ensino-aprendizagem. Trabalho de Conclusão de curso (Graduação em Licenciatura em Computação) Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA. Pará, São Miguel do Guamá, 2017.
ROBE, R.; POLETTO S. B.; BERTAGNOLLI, S. Recursos pedagógicos para o ensino de programação de estudantes com deficiência visual: uma revisão da literatura. RENOTE, Porto Alegre, v. 18, n. 1, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/105922. Acesso em: 10 de jan. 2023.
SILVA, R. T. G.; FERREIRA, A. M.; DINIZ, A. M. F. Desenvolvimento e implementação de uma bancada didática para comandos elétricos com acessibilidade para deficientes visuais. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, 2015. Disponível em: https://prpi.ifce.edu.br/nl/_lib/file/doc1229-Trabalho/PIBIC_RF.pdf. Acesso em 20 abr. 2023.
SIMÕES, A. P.; FRIZZERA, A. C. S.; KOEHLER, A. D.; SONDERMANN, D. V. C. O leitor de tela e a criação de materiais digitais acessíveis a pessoas com deficiência visual. In:
SONDERMANN, D. V. C.; LINS, A. C.; BALDO, Y. P. (Orgs.). Incluir é possível: desmistificando barreiras no processo de ensino-aprendizagem. Vitória, ES: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, 2019.
SINGLA, S. K.; YADAY, R. K. Optical Character Recognition Based Speech Synthesis System Using LabVIEW. Journal of Applied Research and Technology, V. 12, n5, p. 919-926, 2014. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S166564231470598X. Acesso em: 20 abr. 2022.
TALKBACK. Google Talkback, 2023. Disponível em: https://support.google.com/accessibility/android/topic/3529932?hl=pt-BR&ref_topic=9078845. Acesso em 20 jan. 2023.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Giordano Muneiro Arantes, Luiz Cesar Martini 2024

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.