A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE LITERATURA PARA O PROCESSO DE CONSCIENTIZAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA CONTRA A OPRESSÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.73280

Resumo

Este ensaio defende a tese de que o ensino de literatura, na escolarização básica, é ferramenta para a formação de cidadãos conscientes e conhecedores de seu lugar na sociedade, o que, por sua vez, é pilar que impulsiona a conscientização da classe trabalhadora contra sua condição de oprimida. Valemo-nos das considerações teóricas sobre leitura literária que defendem que o ato de ler textos literários estimula a exotopia e a alteridade, pressupostos importantes para a visualização e a análise crítica da realidade. A conclusão é a de que, justamente por representar uma ameaça à manutenção do status quo, o ensino de literatura vem sendo marginalizado num projeto educacional que visa a fortalecer o sistema socioeconômico neoliberal. Portanto, ensinar literatura, além de ser gesto de resistência contra o movimento opressor, converte o professor em um agente social na luta pela possibilidade de preservar o ato de esperançar em seus alunos.

PALAVRAS-CHAVE: Leitura Literária. Ensino de Literatura. Levante Social. Ativismo Social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Rogiellyson da Silva Andrade, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará, Brasil, rogiellyson@yahoo.com.br

Mestre e doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin) da Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e graduado em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Antonio Tiago Lopes dos Santos, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará, Brasil, thyago.lopes33@gmail.com

Graduado em Letras - Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestrando em Literatura Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará. Possui formação tecnológica em Gestão de Turismo pela Universidade Ateneu (UniAteneu). Formação técnica em Transações Imobiliárias pelo Centro de Treinamento e Desenvolvimento (CETREDE).

Deorge Lucas Lopes Martins, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará, Brasil, deorgemartinsufc@gmail.com

Graduado em letras: Português e Espanhol pela Universidade Federal do Ceará. Atua como professor de português no estado do Ceará.

Downloads

Publicado

2023-01-03

Como Citar

ANDRADE, F. R. da S.; SANTOS, A. T. L. dos; MARTINS, D. L. L. A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE LITERATURA PARA O PROCESSO DE CONSCIENTIZAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA CONTRA A OPRESSÃO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 47, n. 3, p. 1157–1168, 2023. DOI: 10.5216/ia.v47i3.73280. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/73280. Acesso em: 24 abr. 2024.