A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE LITERATURA PARA O PROCESSO DE CONSCIENTIZAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA CONTRA A OPRESSÃO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.73280Resumo
Este ensaio defende a tese de que o ensino de literatura, na escolarização básica, é ferramenta para a formação de cidadãos conscientes e conhecedores de seu lugar na sociedade, o que, por sua vez, é pilar que impulsiona a conscientização da classe trabalhadora contra sua condição de oprimida. Valemo-nos das considerações teóricas sobre leitura literária que defendem que o ato de ler textos literários estimula a exotopia e a alteridade, pressupostos importantes para a visualização e a análise crítica da realidade. A conclusão é a de que, justamente por representar uma ameaça à manutenção do status quo, o ensino de literatura vem sendo marginalizado num projeto educacional que visa a fortalecer o sistema socioeconômico neoliberal. Portanto, ensinar literatura, além de ser gesto de resistência contra o movimento opressor, converte o professor em um agente social na luta pela possibilidade de preservar o ato de esperançar em seus alunos.
PALAVRAS-CHAVE: Leitura Literária. Ensino de Literatura. Levante Social. Ativismo Social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.