A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE LITERATURA PARA O PROCESSO DE CONSCIENTIZAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA CONTRA A OPRESSÃO

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.73280

Résumé

Este ensaio defende a tese de que o ensino de literatura, na escolarização básica, é ferramenta para a formação de cidadãos conscientes e conhecedores de seu lugar na sociedade, o que, por sua vez, é pilar que impulsiona a conscientização da classe trabalhadora contra sua condição de oprimida. Valemo-nos das considerações teóricas sobre leitura literária que defendem que o ato de ler textos literários estimula a exotopia e a alteridade, pressupostos importantes para a visualização e a análise crítica da realidade. A conclusão é a de que, justamente por representar uma ameaça à manutenção do status quo, o ensino de literatura vem sendo marginalizado num projeto educacional que visa a fortalecer o sistema socioeconômico neoliberal. Portanto, ensinar literatura, além de ser gesto de resistência contra o movimento opressor, converte o professor em um agente social na luta pela possibilidade de preservar o ato de esperançar em seus alunos.

PALAVRAS-CHAVE: Leitura Literária. Ensino de Literatura. Levante Social. Ativismo Social.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Francisco Rogiellyson da Silva Andrade, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará, Brasil, rogiellyson@yahoo.com.br

Mestre e doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin) da Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e graduado em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Antonio Tiago Lopes dos Santos, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará, Brasil, thyago.lopes33@gmail.com

Graduado em Letras - Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestrando em Literatura Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará. Possui formação tecnológica em Gestão de Turismo pela Universidade Ateneu (UniAteneu). Formação técnica em Transações Imobiliárias pelo Centro de Treinamento e Desenvolvimento (CETREDE).

Deorge Lucas Lopes Martins, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará, Brasil, deorgemartinsufc@gmail.com

Graduado em letras: Português e Espanhol pela Universidade Federal do Ceará. Atua como professor de português no estado do Ceará.

Téléchargements

Publié-e

2023-01-03

Comment citer

ANDRADE, F. R. da S.; SANTOS, A. T. L. dos; MARTINS, D. L. L. A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE LITERATURA PARA O PROCESSO DE CONSCIENTIZAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA CONTRA A OPRESSÃO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 47, n. 3, p. 1157–1168, 2023. DOI: 10.5216/ia.v47i3.73280. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/73280. Acesso em: 17 juill. 2024.