REFLEXÕES URGENTES: A CONSTRUÇÃO DE UMA PRÁXIS EMANCIPATÓRIA FRENTE AO CONTEXTO BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.71403

Resumo

Neste artigo propusemos uma reflexão acerca da categoria teórica práxis, a partir do seguinte questionamento: como é possível pensar a construção de uma práxis emancipatória no atual contexto brasileiro? Para examinar essa questão, situamos o conceito de fatalismo histórico como possibilidade de compreender como as relações de forças se constituem no atual momento, diante da ameaça social advinda de dois agentes: o atual governo neoconservador brasileiro e o vírus da covid-19, gerador de uma pandemia. Compreendemos que esses agentes contribuem à intensificação da ofensiva neoliberal, que evidencia as contradições estruturais da ordem do capital. Estabelecemos a categoria práxis como expressão do processo de consciência crítica de sujeitos, o qual institui um movimento necessário à mudança social, a partir de uma concepção histórica da realidade.

PALAVRAS-CHAVE: Práxis. Fatalismo Histórico. Processo de Consciência. Transformação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Livian Lino Netto , Universidade Federal de Pelotas (UFPEl), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, livianlino@gmail.com

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), bolsista CAPES, Mestra em Educação pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense. Bacharela e licenciada em Ciências Sociais (UFPel).

Julia Rocha Clasen, Universidade Federal de Pelotas (UFPEl), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, clasenjulia1@gmail.com

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), bolsista CAPES. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Licenciada em Ciências Sociais (UFPel).

Aline Accorssi, Universidade Federal de Pelotas (UFPEl), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, alineaccorssi@gmail.com

Doutora em Psicologia. Professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Downloads

Publicado

2023-01-03

Como Citar

NETTO , L. L.; CLASEN, J. R.; ACCORSSI, A. REFLEXÕES URGENTES: A CONSTRUÇÃO DE UMA PRÁXIS EMANCIPATÓRIA FRENTE AO CONTEXTO BRASILEIRO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 47, n. 3, p. 979–993, 2023. DOI: 10.5216/ia.v47i3.71403. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/71403. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)