FUNK: ENGAJAMENTO JUVENIL OU OBJETIVAÇÃO FEMININA?

Autores

  • Jacira Gil Bernardes Bibliotecária da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Paula Pinhal de Carlos É professora do Centro Universitário La Salle - Canoas, no qual atua como professora permanente do Mestrado em Direito e Sociedade e como professora colaboradora do Mestrado em Memória Social e Bens Culturais. É também professora do Centro Universitário Ritter dos Reis.
  • Aline Accorssi Professora e pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Memória Social e Bens Culturais

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v40i2.32808

Palavras-chave:

Funk, Dança, Gênero, Juventude

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar os sentidos atribuídos ao gênero no funk (dança) que permeiam as aulas e apresentações dessa dança em uma comunidade de periferia em Canoas, RS. Para isso foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório. Realizamos oito horas de observação de uma prática (aulas e apresentações) de Funk. Os resultados mostram que, por um lado, o ensino da dança pode se configurar como um importante instrumento de transformação dos jovens, visto que há grande satisfação por parte deles em participar das oficinas de funk, mas, por outro, pode representar mais um espaço de dominação e naturalização de lugares sociais que reforçam as diferenças de gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacira Gil Bernardes, Bibliotecária da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Bibliotecária da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista pela UFRGS no Curso de Especialização em Administração de Sistemas de Bibliotecas. Mestre pelo Centro Universitário La Salle, no Mestrado Profissional em Memória Social e Bens Culturais.

Paula Pinhal de Carlos, É professora do Centro Universitário La Salle - Canoas, no qual atua como professora permanente do Mestrado em Direito e Sociedade e como professora colaboradora do Mestrado em Memória Social e Bens Culturais. É também professora do Centro Universitário Ritter dos Reis.

Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais, mestrado em Direito e doutorado pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (2011). É professora assistente II do Centro Universitário La Salle - Canoas, no qual atua como professora permanente do Mestrado em Direito e Sociedade e como professora colaboradora do Mestrado em Memória Social e Bens Culturais. É também professora assistente I do Centro Universitário Ritter dos Reis.

Aline Accorssi, Professora e pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Memória Social e Bens Culturais

Psicóloga, Especialista em Gestão Social, Mestre em Psicologia Social e da Personalidade e Doutora em Psicologia

Downloads

Publicado

2015-08-29

Como Citar

BERNARDES, J. G.; CARLOS, P. P. de; ACCORSSI, A. FUNK: ENGAJAMENTO JUVENIL OU OBJETIVAÇÃO FEMININA?. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 40, n. 2, p. 355–368, 2015. DOI: 10.5216/ia.v40i2.32808. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/32808. Acesso em: 28 abr. 2024.