Educação física escolar: os impactos sociais na vida de pessoas transexuais em Belém do Pará

Autores

  • Lucas Bernardo Barroso Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém, Pará, Brasil, Lucasbe.barroso@gmail.com
  • Wladirson Ronny da Silva Cardoso Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém, Pará, Brasil, Wladirson.cardoso@gmail.com https://orcid.org/0000-0003-3795-3393
  • Marcelo Ribeiro de Mesquita Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil, tchelorm81@gmail.com https://orcid.org/0000-0001-6950-3683

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v43i2.48908

Resumo

O presente artigo investiga a influência da educação, especificamente a educação física com pessoas transexuais de Belém do Pará. Tem como objetivo descrever as contribuições positivas, negativas ou indiferentes da educação e da educação física, perante á vida social de pessoas transexuais. Caracteriza-se como uma pesquisa de teor qualitativo, utilizando de pesquisa de campo junto com entrevistas semiestruturadas com pessoas transexuais que já concluíram o ensino básico. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que a educação básica e a educação física, em sua maioria, ainda se caracterizam como ambientes segregadores e de grande impacto para estas pessoas, tendo como conclusão do entrevistador e dos interlocutores que a melhor forma para se desenvolver os conteúdos seria por meio de aulas mistas, com estudo mais aberto quanto a gênero e sexualidade.

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Biografia do Autor

Wladirson Ronny da Silva Cardoso, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém, Pará, Brasil, Wladirson.cardoso@gmail.com

Marcelo Ribeiro de Mesquita, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil, tchelorm81@gmail.com

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Publicado

2018-08-31

Como Citar

BERNARDO BARROSO, L. .; RONNY DA SILVA CARDOSO, W. .; RIBEIRO DE MESQUITA, M. . Educação física escolar: os impactos sociais na vida de pessoas transexuais em Belém do Pará . Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 43, n. 2, p. 583–599, 2018. DOI: 10.5216/ia.v43i2.48908. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48908. Acesso em: 30 dez. 2024.