Educação generificada: uma análise do ensino técnico em Enfermagem em Goiás

Autores

  • Patricia Fernandes de Oliveira Instituto Tecnológico do Estado de Goiás Sebastião de Siqueira (ITEGO ), Goiânia, Goiás, Brasil, professorapatricia25@gmail.com
  • Aline da Silva Nicolino Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás (FEFD/UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, aline.nicolino@gmail.com
  • Maria José do Nascimento Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte de Goiás (SEDUCE), Secretaria Municipal da Educação de Goiânia (SME), Goiânia, Goiás, Brasil, nmariaj@gmail.com
  • Paulo Cesar Soares de Oliveira Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte de Goiás (SEDUCE), Faculdade Alfredo Nasser (UNIFAN) , Goiânia, Goiás, Brasil, libras.paulo@hotmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v43i3.48927

Resumo

Este estudo descreve sobre as perspectivas gênero presentes na prática pedagógica de Cursos Técnicos em Enfermagem da cidade de Goiânia/GO, por meio da identificação e análise de saberes que constituem o tema nos documentos regulatórios e nas concepções de estudantes e coordenadores/as. A investigação foi realizada em sete instituições de educação profissional, por meio de pesquisa de campo/exploratória, de abordagem qualitativa, valendo-se do questionário, entrevista e observação participante. As análises mostram que há uma lógica em que o sexo biológico determina o gênero, sobretudo, nos documentos regulatórios do processo de formação, mas que as ideias de multiplicidade das sexualidades, dos gêneros e dos corpos também disputam reconhecimento e resistência, ao serem acionadas na curiosidade, nos questionamentos e nos conflitos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Fernandes de Oliveira, Instituto Tecnológico do Estado de Goiás Sebastião de Siqueira (ITEGO ), Goiânia, Goiás, Brasil, professorapatricia25@gmail.com

Aline da Silva Nicolino, Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás (FEFD/UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, aline.nicolino@gmail.com

Maria José do Nascimento, Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte de Goiás (SEDUCE), Secretaria Municipal da Educação de Goiânia (SME), Goiânia, Goiás, Brasil, nmariaj@gmail.com

Paulo Cesar Soares de Oliveira, Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte de Goiás (SEDUCE), Faculdade Alfredo Nasser (UNIFAN) , Goiânia, Goiás, Brasil, libras.paulo@hotmail.com

Downloads

Publicado

2019-02-01

Como Citar

FERNANDES DE OLIVEIRA, P. .; DA SILVA NICOLINO, A. .; JOSÉ DO NASCIMENTO, M. .; CESAR SOARES DE OLIVEIRA, P. . Educação generificada: uma análise do ensino técnico em Enfermagem em Goiás. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 43, n. 3, p. 739–754, 2019. DOI: 10.5216/ia.v43i3.48927. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48927. Acesso em: 18 nov. 2024.