Educação generificada: uma análise do ensino técnico em Enfermagem em Goiás
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v43i3.48927Resumo
Este estudo descreve sobre as perspectivas gênero presentes na prática pedagógica de Cursos Técnicos em Enfermagem da cidade de Goiânia/GO, por meio da identificação e análise de saberes que constituem o tema nos documentos regulatórios e nas concepções de estudantes e coordenadores/as. A investigação foi realizada em sete instituições de educação profissional, por meio de pesquisa de campo/exploratória, de abordagem qualitativa, valendo-se do questionário, entrevista e observação participante. As análises mostram que há uma lógica em que o sexo biológico determina o gênero, sobretudo, nos documentos regulatórios do processo de formação, mas que as ideias de multiplicidade das sexualidades, dos gêneros e dos corpos também disputam reconhecimento e resistência, ao serem acionadas na curiosidade, nos questionamentos e nos conflitos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.