AS IMPLICAÇÕES DO NEOCONSERVADORISMO NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS FEDERAIS: UM ESTUDO A PARTIR DO GOVERNO BOLSONARO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.72239

Resumo

A partir dos contributos da teoria social crítica em sua vertente marxista, objetivamos problematizar as universidades públicas federais no cenário neoconservador que ascendeu no Brasil em meados do ano de 2016, legitimando discursos conservadores e a disseminação dos ideais e valores da ideologia pós-moderna. Para tanto, realizamos revisão de literatura e análise de noticiários vinculados ao meio de comunicação digital – internet – publicados no primeiro ano de mandato do presidente Jair Bolsonaro (2019). Concluímos que este quadro neoconservador e de extrema-direita direciona para as instituições de ensino superior federais a perseguição em nome do combate à balbúrdia, à censura do pensamento crítico e à desvalorização dos conhecimentos produzidos nas ciências humanas, ao mesmo tempo em que buscam a redução dos investimentos públicos.

PALAVRAS-CHAVE: Neoconservadorismo. Governo Bolsonaro. Universidades Federais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Luciene da Silva Araújo, Secretaria Municipal de Educação e Desporto Escolar (SEMED), Russas, Ceará, Brasil, assistente.luciene@gmail.com

Mestra em Serviço Social e Direitos Sociais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) (2021). Assistente Social na Secretaria Municipal de Educação e Desporto Escolar de Russas-Ce. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas (GEPP/FASSO/UERN). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior.

Marcos Adriano Barbosa de Novaes, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Limoeiro do Norte, Ceará, Brasil, marcos.educare@hotmail.com

Doutorando em Educação PPGE/UECE. Mestre em Educação e Ensino pelo Mestrado Acadêmico Intercampi da Universidade Estadual do Ceará (MAIE/FAFIDAM/FECLESC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional.

Gilcélia Batista de Góis, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil, gilceliagois@gmail.com

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora adjunta IV da graduação em Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Direitos Sociais (UERN). Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas (GEPP/UERN). Coordenadora do Núcleo de Estudo sobre a Terceira Idade (NEPTI).

Ruth Maria de Paula Gonçalves, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, Ceará, Brasil, ruthm.goncalves@uece.br

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora no Programa de Pós-graduação em Educação PPGE-UECE. Atividades de pesquisa na área de Formação do Educador discutindo as Pedagogias do Aprender a Aprender e a repercussão de uma suposta crise do construtivismo na formação do educador e a relação Trabalho e Educação no Contexto da Crise Contemporânea do Capital, uma Crítica aos Paradigmas Pós-Modernos da Formação Docente.

 

Downloads

Publicado

2023-01-03

Como Citar

ARAÚJO, M. L. da S.; NOVAES, M. A. B. de; GÓIS, G. B. de; GONÇALVES, R. M. de P. AS IMPLICAÇÕES DO NEOCONSERVADORISMO NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS FEDERAIS: UM ESTUDO A PARTIR DO GOVERNO BOLSONARO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 47, n. 3, p. 1009–1025, 2023. DOI: 10.5216/ia.v47i3.72239. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/72239. Acesso em: 19 abr. 2024.