DIAGNÓSTICO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO MUNICIPAIS DO PLANALTO NORTE CATARINENSE: POSSIBILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.71156

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar as possibilidades de implantação de um Programa Interdisciplinar de Educação do Campo nos municípios do Planalto Norte Catarinense. As entrevistas semiestruturadas foram realizadas com representantes de quatro municípios da região da Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense (Amplanorte). A partir da análise, é notória a necessidade do aprofundamento das discussões a respeito das diferentes modalidades de Educação, como é o caso da Educação do Campo. Se observou a falta de escolas do campo nos municípios e, ainda, quando presentes, a lacuna de um currículo adaptado e contextualizado com as especificidades dos estudantes. Por fim, é evidente a importância da Educação do Campo para a região, que apresenta características de produção agropecuária relevantes, bem como existência de boa parte da população regional com domicílio em áreas rurais.

PALAVRAS-CHAVE: Desenvolvimento Rural. Desenvolvimento Sustentável. Sistema Educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Wille, Universidade do Contestado (UNC), Canoinhas, Santa Catarina, Brasil, ana.cwille@aluno.unc.br

Acadêmica de Direito da Universidade do Contestado, Campus Canoinhas-SC. Bolsista do Fundo de Apoio a Pesquisa da Universidade do Contestado (FAP/UnC).

Letícia Paludo Vargas, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Xinguara, Pará, Brasil, letipvargas@gmail.com

Zootecnista, formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui licenciatura plena pelo Programa Especial de Formação de Professores para a Educação Profissional (PEG) da UFSM. Especialização (MBA) em Agronegócios pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Extensão Rural pelo Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Doutora em Extensão Rural pelo mesmo programa, com estágio de doutorado sanduíche no exterior no Máster en Agricultura, Ganadería y Silvicultura Ecologicas na Universidad Internacional de Andalucía (UNIA-España) e no Laboratorio de Historia de los Agroecosistemas de la Universidad Pablo de Olavide (UPO), Sevilla, Espanha. Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

Cíntia Neves Godoi, Centro Universitário Alves Faria (UNIALFA), Goiânia, Goiás, Brasil, cintia.godoi@professor.unc.br

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2003), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2012). Sócio-fundadora eeCoo sustentabilidade. Professora Titular do Mestrado em Desenvolvimento Regional do UNIALFA - Centro Universitário Alves Faria, Pesquisadora Funadesp. Afiliada ao MOC - Microeconomia da Competitividade do Instituto Michael Porter, da Universidade de Harvard.

Downloads

Publicado

2023-01-03

Como Citar

WILLE, A. C.; VARGAS, L. P.; GODOI, C. N. DIAGNÓSTICO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO MUNICIPAIS DO PLANALTO NORTE CATARINENSE: POSSIBILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 47, n. 3, p. 1218–1233, 2023. DOI: 10.5216/ia.v47i3.71156. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/71156. Acesso em: 25 abr. 2024.