DIAGNÓSTICO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO MUNICIPAIS DO PLANALTO NORTE CATARINENSE: POSSIBILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.71156Résumé
O objetivo deste trabalho é analisar as possibilidades de implantação de um Programa Interdisciplinar de Educação do Campo nos municípios do Planalto Norte Catarinense. As entrevistas semiestruturadas foram realizadas com representantes de quatro municípios da região da Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense (Amplanorte). A partir da análise, é notória a necessidade do aprofundamento das discussões a respeito das diferentes modalidades de Educação, como é o caso da Educação do Campo. Se observou a falta de escolas do campo nos municípios e, ainda, quando presentes, a lacuna de um currículo adaptado e contextualizado com as especificidades dos estudantes. Por fim, é evidente a importância da Educação do Campo para a região, que apresenta características de produção agropecuária relevantes, bem como existência de boa parte da população regional com domicílio em áreas rurais.
PALAVRAS-CHAVE: Desenvolvimento Rural. Desenvolvimento Sustentável. Sistema Educacional.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.