DIAGNÓSTICO DE LAS INSTITUCIONES EDUCATIVAS MUNICIPALES DEL PLANALTO NORTE SANTA CATARINA: POSIBILIDAD DE IMPLEMENTAR PROGRAMAS DE EDUCACIÓN DEL CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.71156Resumen
El objetivo de este trabajo es analizar las posibilidades de implantación de un Programa Interdisciplinario de Educación Rural en las ciudades de Planalto Norte de Santa Catarina. Las entrevistas semiestructuradas fueron realizadas con representantes de cuatro municipios de la región de la Asociación de Municipios del Planalto Norte Catarinense (Amplanorte). Del análisis, se desprende la necesidad de profundizar las discusiones sobre las diferentes modalidades de Educación, como es el caso de la Educación Rural. Hay una falta de escuelas rurales en los municipios y, aún cuando existen, la falta de un currículo adaptado que se contextualice con las especificidades de los estudiantes. Finalmente, se evidencia la importancia de la Educación Rural para la región, ya que presenta características productivas agrícolas relevantes, así como la existencia de buena parte de la población regional que vive en áreas rurales.
PALABRAS CLAVE: Desarrollo Rural. Desarrollo Sustentable. Sistema Educacional.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.