v. 46 n. 3 (2021): Pedagogias Negras: práticas políticas, epistemologias e práxis

					Visualizar v. 46 n. 3 (2021): Pedagogias Negras: práticas políticas, epistemologias e práxis
Publicado: 2021-12-24

Dossiê

  • PEDAGOGIAS NEGRAS: O ANTIRRACISMO, O BEM VIVER E A CORPOREIDADE

    Edilza Correia Sotero, Ilaina Damasceno Pereira, Sônia Beatriz dos Santos
    1314-1329
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46i3.70669
  • “ESCREVIVÊNCIAS”, NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E INTELECTUALIDADE NEGRA: A ESCRITA ACADÊMICA COMO RESISTÊNCIA

    Lázaro de Oliveira Evangelista, Carolina de Freitas Corrêa Siqueira , Cristianne Maria Famer Rocha
    1330-1344
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46i3.67945
  • O NARRAR SOBRE SI E A ESCREVIVÊNCIA: O LUGAR DA ESCRITA AUTOBIOGRÁFICA EM PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS NEGRAS

    Renata Melo Rocha, Patrícia Bastos de Azevedo
    1345-1359
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46i3.68429
  • MULHERES NEGRAS NO ENSINO SUPERIOR: RESSONÂNCIAS E(M) ESCREVIVÊNCIAS

    Camila Santos Pereira, Anamaria Ladeira Pereira, Fernando Pocahy
    1360-1377
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46i3.67872
  • ENSINO DE HISTÓRIA E RELAÇÕES RACIAIS NA BNCC: INTERCULTURALIDADE FUNCIONAL E SUBORDINAÇÃO À PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS

    Maria Aparecida Lima dos Santos, Ana Rita Lara de Oliveira
    1378-1394
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46i3.67144
  • O PRETUGUÊS EM SALA DE AULA: RACISMO LINGUÍSTICO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA(O) DOCENTE DE LÍNGUA PORTUGUESA

    Lucas Anderson Neves de Melo, Ane Patrícia Viana José de Mira
    1395-1412
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46i3.67796
  • A CONSTRUÇÃO DO PROTAGONISMO NEGRO: A IMPORTÂNCIA DO NÚCLEO AFRO-BRASILEIRO E INDÍGENA DE ILHA SOLTEIRA (NABISA) NA FORMAÇÃO DE UMA BIÓLOGA

    Márla Alixandre Silva, Harryson Júnio Lessa Gonçalves, Bianca Rafaela Boni
    1413-1428
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46i3.67957
  • UMA ANÁLISE AFROCENTRADA SOBRE AS ORIGENS DA FILOSOFIA NO LIVRO DIDÁTICO DE FILOSOFIA PNLD/2018

    Francisco Erik Washington Marques da Silva, Marco Antonio Lima do Bonfim
    1429-1443
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46i3.68479
  • ARTE RUPESTRE E EDUCAÇÃO ETNICORRACIAL: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA COM BASE EM BELL HOOKS NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNEB-IX (BARREIRAS/BA)

    Rafael Petry Trapp, Poliana Silva dos Santos
    1444-1459
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46i3.68154
  • COMBATE AO RACISMO PELO “CENTRO DE CULTURA NEGRA - NEGRO COSME” DE IMPERATRIZ (MA)

    Domingos Alves de Almeida, Idayane da Silva Ferreira, Maria Luísa Rodrigues de Sousa
    1460-1474
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46i3.68320
  • EDUCAÇÃO INFANTIL, DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL E PRINCÍPIOS ESTÉTICOS: CONTRIBUTOS DAS POÉTICAS DE ARTISTAS NEGRAS À FORMAÇÃO DOCENTE

    Greice Duarte de Brito Silva, Luciana Esmeralda Ostetto
    1475-1491
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46i3.67959
  • “MEU MAIOR SONHO É SER REI DA BATERIA DO CAMISA”: VOZES DAS INFÂNCIAS NA ESCOLA DE SAMBA

    Roberta Cristina de Paula, Patrícia Dias Prado
    1492-1507
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46i3.68464
  • A CONSTITUIÇÃO DE PEDAGOGIAS NEGRAS NA INTERNET: UM ESTUDO DAS NARRATIVAS PRODUZIDAS E DISSEMINADAS POR YOUTUBERS NEGRAS

    Evelyn Santos Pereira, Maria Angélica Zubaran
    1508-1523
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46i3.68472

Ensaio

Artigos

  • AS INTERFACES DA FIGURA DO PROFESSOR: CAMINHOS E DESCAMINHOS DA (DES)PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE

    Cintia Bárbara Silva Borges, Itamaray Nascimento Cleomendes dos Santos
    1531-1547
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46i3.65170
  • A PROMOÇÃO DO LIVRO E DA LEITURA EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA: O PNLD LITERÁRIO 2018

    Israel Niwton da Costa Pereira, Ana Magally Pereira de Freitas , Daniela Maria Segabinazi
    1548-1563
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46i3.65038
  • A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE ESCALADA DA RACIONALIDADE INSTRUMENTAL

    Simone de Magalhães Vieira Barcelos
    1564-1577
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46i3.65168
  • TRANSIÇÃO E ARTICULAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE DOCUMENTOS OFICIAIS

    Mayra Maria de Oliveira Santos, Maria Angélica Olivo Francisco Lucas
    1578-1592
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46i3.65145
  • EDUCAÇÃO INFANTIL: HISTÓRICO E PERCEPÇÕES DE EDUCADORAS SOBRE A FUNÇÃO DA INSTITUIÇÃO

    Caroline de Souza Araújo, Marcia Cristina Argenti Perez
    1593-1604
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46i3.63762
  • EM TEMPOS DE REDES E UBIQUIDADE: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO

    Salete de Fátima Noro Cordeiro, Maria Helena Silveira Bonilla
    1605-1619
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46i3.64799
  • A AÇÃO DOCENTE COM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA ESCOLA ESPECIAL

    Itale Luciane Cericato, Anderson Ricardo Júnior da Rocha Silva
    1620-1635
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46i3.63825
  • A REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA E O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO: UMA VISÃO HISTÓRICA DOS EFEITOS E CONSEQUÊNCIAS DAS DETERMINAÇÕES MATERIAIS NA PERIFERIA DO SISTEMA

    Henry Bill Mc Quade Junior
    1636-1647
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46i3.61325