O PRETUGUÊS EM SALA DE AULA: RACISMO LINGUÍSTICO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA(O) DOCENTE DE LÍNGUA PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v46i3.67796Resumo
O presente artigo aborda o tema das práticas pedagógicas docentes para o combate ao racismo nas aulas de língua portuguesa. Assim, objetivamos examinar as relações possíveis entre racismo linguístico e as práticas pedagógicas da(o) docente de Língua Portuguesa, com vistas à amenização e/ou superação dos mecanismos de exclusão raciolinguísticos no âmbito escolar. Pelo objetivo delineado, optamos pela pesquisa qualitativa, do tipo descritivo-explicativa, com uma abordagem narrativa, de viés decolonial. A discussão pretendida aponta para a necessidade de se repensar as políticas editoriais e públicas acerca dos livros didáticos; reorganizar o currículo escolar de forma a inserir efetivamente as temáticas sobre africanidades, afrodescendência e racialização nos conteúdos programáticos do ensino médio e reestruturar as políticas de currículo dos cursos de formação das(os) professoras(es) de Língua Portuguesa. Pois tais lacunas geram uma cumplicidade entre a educação escolar e o processo de silenciamento do pretuguês. A discussão ainda assinala a necessidade das(os) professoras(es) desenvolverem uma prática pedagógica reflexiva e ontológica em torno do problema do racismo linguístico.
PALAVRAS-CHAVES: Educação para as Relações Étnico-raciais. Práticas Pedagógicas. Pretuguês. Racismo Linguístico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.