EDUCAÇÃO INFANTIL: HISTÓRICO E PERCEPÇÕES DE EDUCADORAS SOBRE A FUNÇÃO DA INSTITUIÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v46i3.63762Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar um breve histórico da função da Educação Infantil e percepções de educadoras sobre similaridades entre creche e pré-escola e a função atual da instituição. A metodologia engloba pesquisas e documentos oficiais destinados à Educação Infantil e dados empíricos obtidos por observação participante e entrevista semiestruturada com oito educadoras de uma instituição municipal do interior de São Paulo. Os dados foram analisados com base no conceito de unidades significativas da Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Os resultados mostram que o caráter assistencialista ainda se faz presente no interior das práticas educacionais, mas que avanços já foram alcançados no reconhecimento da criança e da função da instituição. Essa tem funções sociopolítica e pedagógica que devem ser cumpridas e reconhecidas.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Infantil. Função da Instituição. Práticas Pedagógicas. Reconhecimento da Criança.
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