EDUCACIÓN INFANTIL: HISTORIA Y PERCEPCIONES DE EDUCADORES SOBRE LA FUNCIÓN DE LA INSTITUICIÓN
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v46i3.63762Resumen
Este artículo tiene como objetivo presentar un breve histórico de la función de Educación Infantil y percepciones de educadores sobre similitudes de la guardería y el preescolar, y el papel actual de la instituición. La metodología incluye investigaciones y documentos dirigidos a la Educación Infantil y datos empíricos obtenidos por observación participante y entrevistas semiestructuradas con ocho educadores de una instituición municipal del interior de São Paulo. Los datos se analizaron según el concepto de unidades significativas del Análisis de Contenido de Bardin (2016). Resultados muestran que el carácter asistencial está presente en las prácticas educativas, pero se han logrado avances en el reconocimiento del niño y del papel de la instituición. Sus funciones sociopolítica y pedagógica deben de ser cumplidas y reconocidas.
PALABRAS-CLAVE: Educación Infantil. Papel de la Instituición. Prácticas Pedagógicas. Reconocimiento del Niño.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.