DE REPENTE, TÃO DE REPENTE... AULAS ONLINE EM TEMPOS DE PANDEMIA: IMPLICAÇÕES NA AUTOFORMAÇÃO, NO PLANEJAMENTO DIDÁTICO E NA AÇÃO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v46i3.65142

Resumo

O presente ensaio é uma proposta de leitura dialógica, interativa e hipertextual a fim de aprofundar referências que estão no cerne da atuação docente, em especial, no contexto das aulas online, o que requer atenção aos vínculos socioemocionais com as práticas educativas e às inquietações que suscitam planejamentos cuidadosos e novos encaminhamentos pedagógicos, fortalecidos pelo movimento decolonial, enquanto investimentos na educação pública democrática. Para tanto, faz-se mister ter a tecnologia digital como aliada para o pensar e agir nos cenários educacionais, e como alicerce o webcurrículo, bem como a Base Nacional Comum Curricular, em especial, as competências gerais: comunicação e cultura digital. O engajamento na autoformação e na formação docente é imprescindível nesse cenário, pois saberes e fazeres docentes carecem de qualificação para se efetivar a pretensa educação equitativa.

PALAVRAS-CHAVE: Aulas Online. Planejamento. Formação Docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoela Oliveira de Souza Santana, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil, maneftc4@yahoo.com.br

Possui Graduação em Letras Vernáculas (Universidade do Estado da Bahia, 2001); Especialização em Mídias na Educação (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2011); É mestra em Letras Linguagens e suas Representações (Universidade Estadual de Santa Cruz, 2013) e Doutora em Língua e Cultura (Universidade Federal da Bahia, 2019).

Downloads

Publicado

2021-12-24

Como Citar

SANTANA, M. O. de S. . DE REPENTE, TÃO DE REPENTE... AULAS ONLINE EM TEMPOS DE PANDEMIA: IMPLICAÇÕES NA AUTOFORMAÇÃO, NO PLANEJAMENTO DIDÁTICO E NA AÇÃO DOCENTE. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. 3, p. 1524–1530, 2021. DOI: 10.5216/ia.v46i3.65142. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65142. Acesso em: 28 mar. 2024.