“ESCREVIVÊNCIAS”, NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E INTELECTUALIDADE NEGRA: A ESCRITA ACADÊMICA COMO RESISTÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v46i3.67945Resumo
A partir de conceitos e referências dos estudos voltados à Educação das Relações Étnico-Raciais, este texto tem por objetivo realizar uma análise acerca do modo como o conceito de “Escrevivências”, elaborado pela escritora e pensadora negra Conceição Evaristo, tem funcionado enquanto recurso teórico e metodológico para a produção e escrita de produções acadêmicas de pesquisadores/as negros/as. Para tanto, nos debruçamos sobre um conjunto de trabalhos acadêmicos divulgados no ambiente virtual da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as e, a partir dos materiais selecionados, analisamos que a construção de narrativas autobiográficas negras, dentro do âmbito acadêmico-científico, tem operado como um importante recurso teórico e metodológico no que tange um fazer e escrever ciência de modo protagonista, autoral, político e demarcadamente afirmativo por parte de pesquisadoras/es negras/os no Brasil contemporâneo.
PALAVRAS-CHAVE: Educação das Relações Étnico-Raciais. Narrativas de Si. Estudos Culturais.
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