ARTE RUPESTRE E EDUCAÇÃO ETNICORRACIAL: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA COM BASE EM BELL HOOKS NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNEB-IX (BARREIRAS/BA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v46i3.68154

Resumo

O presente texto constitui-se no relato de uma experiência teórico-educativa realizada com estudantes da disciplina História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena do curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Barreiras, em 2019. Motivados por debates acadêmicos da obra teórica de bell hooks, fizemos um trabalho de campo no final do semestre (em setembro) para um sítio arqueológico localizado na Serra do Mimo, a cerca de um quilômetro de distância do próprio campus da UNEB, a fim de problematizar a presença/ausência do indígena no imaginário histórico-social da região. A combinação entre a sala de aula e a atividade de campo resultou em reflexões sobre a história indígena em Barreiras, e na conscientização acerca do racismo como um processo social estruturante da construção do olhar dos sujeitos sobre a formação histórica da região Oeste da Bahia.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Etnicorracial. Arte Rupestre. Descolonização. bell hooks.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Petry Trapp, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Barreiras, Bahia, Brasil, rafaelpetrytrapp@gmail.com

Doutor em História pela UFF, Mestre em História pela PUCRS, com Licenciatura em História pela UNISC. Entre 2016 e 2017 realizou Doutorado Sanduíche na Universidade Columbia (Nova York). Possui interesse nas interfaces entre História e Educação das Relações Étnico-Raciais. É professor substituto da UNEB-IX e colaborador do Mestrado em Ensino e Relações Étnico-raciais da UFSB (CJA-Itabuna).

Poliana Silva dos Santos, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Barreiras, Bahia, Brasil, polianasamtos611@gmail.com

Graduanda em Pedagogia na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Barreiras, Bahia.

Downloads

Publicado

2021-12-24

Como Citar

TRAPP, R. P.; SANTOS, P. S. dos. ARTE RUPESTRE E EDUCAÇÃO ETNICORRACIAL: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA COM BASE EM BELL HOOKS NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNEB-IX (BARREIRAS/BA). Revista Inter Ação, Goiânia, v. 46, n. 3, p. 1444–1459, 2021. DOI: 10.5216/ia.v46i3.68154. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/68154. Acesso em: 24 maio. 2022.