EDUCAÇÃO INFANTIL, DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL E PRINCÍPIOS ESTÉTICOS: CONTRIBUTOS DAS POÉTICAS DE ARTISTAS NEGRAS À FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v46i3.67959

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta de encontros-ateliê, realizados com professoras de Educação Infantil negras, com o objetivo de mapear seus caminhos de formação estética. Estruturados em torno da partilha de poéticas de artistas negras, os encontros-ateliê constituíram-se como espaço-tempo para narrativas autobiográficas, de modo a sustentar a premissa de que é necessário abrir espaço para a escuta de narrativas que afirmem (re)existências singulares-plurais. Questões sobre diversidade étnico-racial e princípios estéticos nas propostas para a Educação Infantil articulam-se e compõem o contexto sobre o qual a discussão é tecida. O foco está na formação docente, pois compreende-se que a proposição de pedagogias da diversidade, decoloniais e de re-existência, passa, necessariamente, pela docência e seus repertórios.

PALAVRAS-CHAVE: Pedagogia da Diversidade. Professoras Negras. Formação Docente. Princípios Estéticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Greice Duarte de Brito Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, greicedbrito@gmail.com

Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Licenciada em Pedagogia pela AVM Faculdade Integrada. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico na Universidade Federal Fluminense lotada no Colégio Universitário Geraldo Reis / COLUNI UFF. Pesquisadora no Círculo de Estudos e Pesquisa Formação de Professores, Infância e Arte / Faculdade de Educação UFF.

Luciana Esmeralda Ostetto, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, lucianaostetto@id.uff.br

Professora da Faculdade de Educação - Universidade Federal Fluminense. Atua na graduação (curso de Pedagogia) e na pós-graduação (Mestrado e Doutorado em Educação). Foi professora do Centro de Educação - Universidade Federal de Santa Catarina (1995-2012). Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1992) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985). Coordenadora do FIAR - Círculo de estudos e pesquisa formação de professores, infância e arte (Faculdade de Educação da UFF). Pós-doutorado na Universidade de Évora (2018-2019), com bolsa CAPES / Programa Professor Visitante no Exterior.

Downloads

Publicado

2021-12-24

Como Citar

SILVA, G. D. de B.; OSTETTO, L. E. EDUCAÇÃO INFANTIL, DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL E PRINCÍPIOS ESTÉTICOS: CONTRIBUTOS DAS POÉTICAS DE ARTISTAS NEGRAS À FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. 3, p. 1475–1491, 2021. DOI: 10.5216/ia.v46i3.67959. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/67959. Acesso em: 22 nov. 2024.