EDUCAÇÃO INFANTIL, DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL E PRINCÍPIOS ESTÉTICOS: CONTRIBUTOS DAS POÉTICAS DE ARTISTAS NEGRAS À FORMAÇÃO DOCENTE

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v46i3.67959

Résumé

Este artigo apresenta uma proposta de encontros-ateliê, realizados com professoras de Educação Infantil negras, com o objetivo de mapear seus caminhos de formação estética. Estruturados em torno da partilha de poéticas de artistas negras, os encontros-ateliê constituíram-se como espaço-tempo para narrativas autobiográficas, de modo a sustentar a premissa de que é necessário abrir espaço para a escuta de narrativas que afirmem (re)existências singulares-plurais. Questões sobre diversidade étnico-racial e princípios estéticos nas propostas para a Educação Infantil articulam-se e compõem o contexto sobre o qual a discussão é tecida. O foco está na formação docente, pois compreende-se que a proposição de pedagogias da diversidade, decoloniais e de re-existência, passa, necessariamente, pela docência e seus repertórios.

PALAVRAS-CHAVE: Pedagogia da Diversidade. Professoras Negras. Formação Docente. Princípios Estéticos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Greice Duarte de Brito Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, greicedbrito@gmail.com

Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Licenciada em Pedagogia pela AVM Faculdade Integrada. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico na Universidade Federal Fluminense lotada no Colégio Universitário Geraldo Reis / COLUNI UFF. Pesquisadora no Círculo de Estudos e Pesquisa Formação de Professores, Infância e Arte / Faculdade de Educação UFF.

Luciana Esmeralda Ostetto, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, lucianaostetto@id.uff.br

Professora da Faculdade de Educação - Universidade Federal Fluminense. Atua na graduação (curso de Pedagogia) e na pós-graduação (Mestrado e Doutorado em Educação). Foi professora do Centro de Educação - Universidade Federal de Santa Catarina (1995-2012). Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1992) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985). Coordenadora do FIAR - Círculo de estudos e pesquisa formação de professores, infância e arte (Faculdade de Educação da UFF). Pós-doutorado na Universidade de Évora (2018-2019), com bolsa CAPES / Programa Professor Visitante no Exterior.

Téléchargements

Publié-e

2021-12-24

Comment citer

SILVA, G. D. de B.; OSTETTO, L. E. EDUCAÇÃO INFANTIL, DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL E PRINCÍPIOS ESTÉTICOS: CONTRIBUTOS DAS POÉTICAS DE ARTISTAS NEGRAS À FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. 3, p. 1475–1491, 2021. DOI: 10.5216/ia.v46i3.67959. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/67959. Acesso em: 16 août. 2024.