O NARRAR SOBRE SI E A ESCREVIVÊNCIA: O LUGAR DA ESCRITA AUTOBIOGRÁFICA EM PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS NEGRAS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v46i3.68429Resumo
O presente artigo tem como escopo refletir sobre as contribuições da escrita autobiográfica para o processo formativo de futuras pedagogas negras, a partir da análise de escolhas metodológicas da dissertação de mestrado de uma das autoras. Assim, discute-se como o ato de alinhavar o ateliê biográfico de projetos, de Delory-Momberger (2006), ao termo escrevivências de Conceição Evaristo (2006), contribui para formação de professoras negras, tendo como aporte para tal reflexão alguns indícios da referida pesquisa. Nela, estudantes negras do curso de Pedagogia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro são convocadas a narrarem suas trajetórias formativas através do ato de biografarem-se, subvertendo a ordem, em um processo intrinsecamente formativo. Depreende-se, portanto, que a escolha por tais percursos metodológicos configura-se como também espaço de denúncia, uma vez que se desenvolve no intento de desvelar memórias subterrâneas. No movimento de escrever sobre si, pedagogas negras em construção escrevem sobre memórias ancestrais, por tanto tempo silenciadas, que insurgem, em espaço de pesquisa, através da escrevivência.
PALAVRAS-CHAVE: Narrativas Autobiográficas. Escrevivências. Memórias Subterrâneas. Formação de Professoras Negras.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.