MULHERES NEGRAS NO ENSINO SUPERIOR: RESSONÂNCIAS E(M) ESCREVIVÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v46i3.67872Resumo
Visando analisar o cenário atual das mulheres negras no meio universitário, buscamos, através da revisão bibliográfica, estudos que mapeiam as configurações contemporâneas dessas trajetórias. Assim, alguns aspectos da situação socioeconômica da população negra brasileira, sobretudo, feminina, passam por uma pontual articulação entre diálogos teóricos e dados estatísticos. Nas escrevivências de intelectuais como Lélia Gonzalez, bell hooks e Grada Kilomba, identificamos as barreiras impostas pelo racismo para se alcançar o ingresso, a permanência e o desenvolvimento de carreiras acadêmicas alheias ao eurocentrismo. Concluímos que a existência de mulheres negras professoras e pesquisadoras, nesses espaços, mostra-se como uma forma de resistência e combate à supremacia branca, que insiste em monopolizar os territórios científicos e diversas outras esferas sociais.
PALAVRAS-CHAVE: Mulheres Negras. Universidade. Ações Afirmativas. Racismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.