v. 28 (2025)

					Visualizar v. 28 (2025)
Publicado: 2025-03-31

Artigos Originais

  • As práticas corporais como dispositivo de cuidado em saúde mental e a praia como espaço de desinstitucionalização

    Heitor Martins Pasquim, Thales Lopes Anhas, Thais Santana de Araújo, Alfredo Villa de Siqueira Leite
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v28.80085
  • Percepções de usuários de um CAPSad da região metropolitana do Recife sobre a atuação dos profissionais de Educação Física no cuidado em saúde mental

    Juliana Daniele de Araújo Silva, Ameliane da Conceição Reubens Leonidio, Ana Raquel Mendes dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v28.81574
  • Tematizando a saúde nas aulas de Educação Física no Ensino Médio: um relato de experiência

    Cassira Ednatema França de Almeida, Victor José Machado de Oliveira, Leonardo Trápaga Abib
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v28.82832
  • Imagem corporal no contexto da Educação Física Escolar: um estudo com estudantes do Ensino Médio

    Natalia Maria Ferreira Santana, Maria Eduarda Ferreira da Conceição, Esther Santos Mendes, Ana Paula Rodrigues Figueroa, Viviane Maria Moraes de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v28.78837
  • Proposta de tematização das lutas corporais no Ensino Médio: a história da civilização humana

    Gabriela Conceição de Souza, Juliana de Jesus Pinheiro Peres
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v28.80615
  • Práticas corporais de aventura e pessoas com deficiência nas aulas de Educação Física

    Juliana Friço Gava, Erineusa Maria da Silva
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v28.81231
  • Didática do ensino superior: diálogos com a Educação Física

    Zenólia Christina Figueiredo, José Francisco Silva Sampaio, Virgínia Miranda Pereira, Francisco Eduardo Caparroz
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v28.81563
  • Educação Física e corpo ideal: um estudo com acadêmicas

    Carla Chagas Ramalho, Ellen Thais Cordeiro Silva
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v28.82410
  • ENEM e a temática de gênero entre 2020-2023: avanços num cenário de censura e vigilância

    Fabiano Pries Devide, Mariana Claveria Lobo
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v28.80172
  • A dança dos blocos afro: uma análise no contexto do Ilê Aiyê

    Juliana Araujo de Paula, José Alfredo Oliveira Debortoli, Elisângela Chaves
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v28.81149
  • Disputas políticas por significação da educação física na BNCC: a busca por legitimação

    Guibison da Silva Cruz, Hugo Heleno Camilo Costa
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v28.81519
  • Atividade física no tempo livre está associada com a saúde mental e a percepção de qualidade de vida de usuários da APS

    João Luiz Andrella, Elisangela Aparecida da Silva Lizzi, Gabriel Peinado Costa, Inaian Pignatti Teixeira, Javier Brazo-Sayavera, Átila Alexandre Trapé
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v28.81787
  • Perspectiva de treinadores sobre o ensino do handebol feminino em projetos de contraturno das escolas de Manaus/AM

    Angélica Maria Pinto Fontes, Riller Silva Reverdito, Lucas Leonardo, Felipe Canan
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v28.81573
  • Desafios docentes nas aulas de Educação Física: relações étnico-raciais e práticas lúdicas

    Manuele Alexandrina Lima, Denise Falcão
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v28.80200
  • Características para especialização do goleiro de handebol: indicadores a partir do discurso de treinadores brasileiros da categoria sub-16

    Felipe Modolo, Rafael Pombo Menezes
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v28.81225

Artigos de Revisão

  • Burnout em treinadores de futebol: uma revisão sistemática

    Welberton Nunes Resende , Leonardo Inácio de Oliveira , Guilherme de Oliveira Santos Silva, Cleiton Pereira Reis, Mauro Vinícius de Sá
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v28.81967
  • Focos temáticos das pesquisas sobre ‘aventura’ na Educação Física brasileira

    Alexandre Magno Guimarães, Humberto Luís de Deus Inácio, Ari Lazzarotti Filho
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v28.81090
  • Práticas Corporais de Aventura no ProEF: análise dos produtos educacionais e estratégias pedagógicas

    Vinicius Felipe Cardoso
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v28.81497
  • Atividades aquáticas e desenvolvimento motor de crianças com transtorno do espectro autista – uma revisão sistemática

    Bianca Ayumi Hayakava, Claudia Godoy Dias, Bruno Marson Malagodi, Márcia Greguol
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v28.77702
  • Práticas dos profissionais de Educação Física na atenção psicossocial em saúde mental

    Luiz Fernando Lima Machado, Flávia Gonçalves da Silva
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v28.79866
  • O Desenvolvimento do Paradesporto no Brasil: uma revisão integrativa

    Themis Cristina Mesquita Soares, Maria do Desterro Ciriaco de Souza, Sara Taciana Firmino Bezerra
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v28.80791
  • Trocando ideias sobre danças urbanas na Educação Física escolar

    João Victor Cruz Beija, Adriana Martins Correia, Lívia Tenorio Brasileiro
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v28.77834

Ensaios

  • Grupos de escuta com o professorado de Educação Física: uma possibilidade de acolhimento e de formação continuada

    Rafael de Lima Magalhães, Karoline Hachler Ricardo, Felipe Ventura Botomé, Elisandro Schultz Wittizorecki
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v28.82718
  • Trilhando as Bases Filosóficas da Educação Física Escolar: reflexões à luz da práxis

    João Pedro Stec, Vera Luiza Moro
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v28.81561