O recuo da teoria na formação de professores de Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v28.82897

Palavras-chave:

Educação Física, Formação Profissional, Currículo

Resumo

O presente ensaio expõe uma reflexão, realizada a partir do método materialista histórico-dialético, sobre o recuo da teoria na formação de professores de Educação Física. Defende que as diretrizes curriculares nacionais, bem como a produção do conhecimento na área, apresentam regularidades que permitem afirmar a objetivação da negação do conhecimento e a consequente expansão do pragmatismo, do espontaneísmo e do reducionismo científico. Ao final, expõe perspectivas de resistência considerando como referência o desenvolvimento de uma formação para a transição edificada sob a unidade entre o pedagógico e o político.

 

 

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Publicado

2025-12-22

Como Citar

SILVA ALVES, Melina. O recuo da teoria na formação de professores de Educação Física. Pensar a Prática, Goiânia, v. 28, 2025. DOI: 10.5216/rpp.v28.82897. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/82897. Acesso em: 22 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Diretrizes Curriculares Nacionais e Formação em Educação Física: Projetos em Disputas